GD
A Polícia Federal deflagrou hoje (12) a Operação Urutau com o objetivo de desarticular organização criminosa de tráfico internacional de drogas entre as fronteiras com o Paraguai, Bolívia e a região Sudeste do Brasil. Os trabalhos dos agentes atingem Mato Grosso e 1 mandado de busca e apreensão foi cumprido na cidade de Rondonópolis (212 km ao sul da Capital).
No total, foram cumpridos nove mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão domiciliar e 42 mandados de busca e apreensão de veículos expedidos pela 1ª. vara federal de Umuarama (PR), em desfavor de pessoas suspeitas de fazerem parte da organização criminosa investigada e principais responsáveis pelas constantes remessas de maconha.
As investigações tiveram início em março de 2014, quando foi identificado um grupo de pessoas residentes no município, que estariam utilizando ônibus e caminhões para transportar grandes remessas de maconha escondidas em fundos falsos enviadas do Mato Grosso do Sul, e grandes remessas de cocaína enviadas de Rondônia para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Foi identificada uma ampla rede internacional de tráfico de drogas, operando a partir da cidade, movimentando grandes quantidades de maconha, cocaína, munições e armas de fogo com o objetivo de interná-las em território brasileiro pela fronteira do Paraguai com o estado do Mato Grosso do Sul, e da Bolívia com o estado de Rondônia, distribuindo as drogas, munições e armas para os grandes centros consumidores, com destaque para a região sudeste.
A cidade de Umuarama servia como local de residência de membros da quadrilha e ponto de fornecimento e apoio logístico para a atuação da organização, que recrutava os motoristas e batedores em Umuarama para buscarem as drogas na fronteira e transportá-la até os estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Durante as investigações outras três pessoas de Umuarama foram presas transportando drogas. Sessenta policiais federais estão cumprindo, simultaneamente, os mandados judiciais em oito municípios dos cinco estados.
Além de duas prisões cumpridas em Umuarama, a PF deteve pessoas nas cidades de Amambai (MS), Ponta Porã (MS), São Paulo, Santo André (SP), Ji-Paraná (RO) e Seringueiras (RO).
Foram apreendidas duas armas de fogo, mais de 400 quilos de entorpecentes, 321 munições e cinco veículos, sendo um automóvel, dois caminhões e dois ônibus.