GD
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) sorteou na manhã desta terça-feira (12) a ordem de veiculação do horário gratuito e divulgou a distribuição do tempo entre os concorrentes. O horário eleitoral começa no dia 19 de agosto e termina em 2 de outubro.
A coligação Coragem e Atitude para Mudar, do senador e candidato a governo Pedro Taques (PDT), terá o maior tempo de propaganda em rádio e TV, com 7min01s. O segundo maior tempo será da coligação Amor à Nossa Gente, do candidato a governador Lúdio Cabral (PT), com 7minutos.
O mesmo foi deliberado às coligações do candidatos ao senado. Rogério Salles (PSDB) se destaca com maior tempo, 3min41s. Em seguida vem Wellington Fagundes (PR), com 3min40s.
A duração dos programas pode sofrer alteração devido aos recursos pendentes que devem ser julgados pelo TRE. O candidato José Riva (PSD) teve o registro indeferido pelo pleno do órgão estadual e aguarda a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reverter a decisão.
Já o candidato da coligação Mobilizar e Humanizar, José Marcondes, o Muvuca (PHS), deve ter o registro julgado até o dia 21. “Pode mudar dependendo de algum recurso ou decisão judicial, ele faz interferência nos outros candidatos”, disse o juiz eleitoral Alberto Pampado Neto.
Caso a Justiça não aceite o registro dos candidatos a governo, será feito um novo cálculo para redistribuir o tempo das coligações dos representantes. O horário eleitoral gratuito será dividido em dois blocos com 50 minutos cada, além de 30 minutos em inserções, inclusive nos domingos.