Sema e Defesa Civil vistoriam barragens rompidas e apontam danos ambientais

Data:

Compartilhar:

Rose Domingues, repórter Sema/MT


A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informa que uma equipe técnica está desde a manhã desta terça-feira (6), em São José do Rio Claro, para uma vistoria conjunta com a Defesa Civil no local onde houve um rompimento de barragem de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH). Por meio de uma análise preliminar, a fiscalização adiantou que houve danos ambientais na região que deverão ser mitigados pelos responsáveis.

Reprodução

Conforme a secretária adjunta de Licenciamento, Lilian Ferreira dos Santos, a empresa Agromar estava instalada há 20 anos, mas deu entrada no processo de licenciamento para geração de energia em 2013, obtendo as licenças prévia, de instalação e operação (LP, LI e LO). A capacidade de produção do empreendimento é de 0,28 megawatts, sendo essa uma geração de pequeno porte e com pequeno reservatório.

“Ainda vamos apurar o que aconteceu, mas são muito raros incidentes como esse, sendo o último com barragem do ano de 2008, em Campo Novo do Parecis. Na época, o problema surgiu durante a manutenção da estrada e não por excesso de chuva, como agora. No entanto, a barragem foi reconstruída e modernizada”, explica a gestora.

O superintendente de Fiscalização, major da PM Bruno Nascimento, que esteve no local, afirma que se necessário a Sema irá tomar todas as providências legais a fim de responsabilizar os responsáveis.

“Estamos levantando os dados das coordenadas dos pontos onde houve o rompimento, em um total são cinco. Em princípio, segundo informação da usina, onão há moradores no trecho por onde a água passou até chegar no Rio Arinos, portanto, sem vítimas ou danos a possíveis residentes”.

O rompimento foi registrado a 60 km do município, na Fazenda Agromar, de propriedade do Grupo Bom Futuro, que notificou a Sema ontem sobre o incidente e está acompanhando as vistorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo