Resultado parcial já aponta novos prefeitos entre as 16 cidades em eleição do País

Data:

Compartilhar:

Municípios de sete Estados já conhecem seus novos prefeitos

Do R7

Novas eleições foram necessárias porque candidatos escolhidos em 2012 tiveram registro ou diploma cassado pelos Justiça EleitoralCarlos Eduardo de Quadros/28.09.2012/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O resultado parcial da apuração de votos nas eleições para prefeito que ocorrem em 16 cidades brasileiras neste domingo (7) já aponta os novos prefeitos, conforme informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Novas eleições foram necessárias porque, nesses municípios, o candidato escolhidos nas eleições de 2012 tiveram registro ou diploma cassado pelos Justiça Eleitoral devido a irregularidades.

Confira as abaixo, por Estados, as cidades que já sabem quem são seus novos prefeitos até dezembro de 2016.

Amapá

A eleição de Pedra Branca do Amapari indicou Genival Gemaque (PR) como novo prefeito do município, tendo Nanci de Souza como vice. Dos 8.091 eleitores aptos a votar, 3.344 votaram em Genival e 2.962 votaram no principal rival, Wilson Sousa.

Segundo o TSE, o resultado saiu cerca de 40 minutos depois do fechamento das urnas. O percentual da chapa foi de 53,03% dos votos válidos. Cerca de 20% eleitores abstiveram.

Paraná

No Estado, os 8.102 eleitores de Joaquim Távora foram às urnas escolher, hoje, um novo prefeito depois que o vencedor do pleito em 2012 teve seu registro cassado pelo TSE após as eleições.

Dois candidatos disputaram o pleito, segundo o TSE. Gelson Mansur Nassar (PSDB) e Emílio Calil Neto (DEM) disputaram a prefeitura da cidade até as 17h50, quando então as urnas apuradas já apontavam mais da metade do total de votos para Gelson Mansur Nassar.

Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte, a candidata Conceição de Maria Gomes Lisboa Rocha (Ceiça) foi escolhida como nova prefeita do município de Caiçara do Rio do Vento.

Ceiça foi eleita com pouco mais de 56% do total de votos.

O TSE esclarece que as eleições suplementares foram necessárias no município depois que o candidato Felipe Muller teve seu registro de candidatura recusado porque seu pai fora prefeito por dois períodos consecutivos. Para a Constituição Federal, a sequência configuraria um terceiro mandato por se tratar de pessoas pertencentes a um mesmo grupo familiar.

Já no município de Serra do Mel, o novo prefeito é Fabio Bezerra de Oliveira (Fabinho). Ele obteve 4.077 votos (53,08%), contra 3.604 votos (46,92%) dados à sua adversária, Francisca Rodrigues Costa (Dona Francisca).

O Rio Grande do Norte foi o terceiro dos sete Estados que realizaram eleições suplementares a concluir a apuração dos votos.

São Paulo

No Estado de São Paulo, Coronel Macedo, Eldorado e Fernão já têm novos prefeitos. O TSE informa que os municípios tiveram que providenciar outros prefeitos porque os participantes das eleições de outubro de 2012 tiveram os registros negados por serem considerados inelegíveis.

Com isso, Edivaldo Neres de Meira (PSDB) venceu a disputa em Coronel Macedo, com 50,26% dos votos.

Em Eldorado, Eduardo Frederico Fouquet (PMDB) conseguiu mais da metade dos votos na disputa contra quatro adversários, assim como Altemar Canelada Campos (PTB), que foi eleito em Fernão.

Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, os eleitores de Triunfo, Tucunduva, Sobradinho e Fortaleza dos Valos também tiveram que escolher novos prefeitos por conta de candidatos cassados.

Em Triunfo, o novo prefeito é Mauro Poeta, do PMDB. Em Tucunduva, Paulo Schwerz venceu as eleições. Em Sobradinho, foi eleito Maninho Trevisan e, em Fortaleza dos Valos, Adair Toledo e o novo representante do poder executivo local.

Minas Gerais

Outras quatro cidades mineiras também já sabem quem são seus respectivos prefeitos.

Em Diamantina (Vale do Jequitinhonha), foram eleitos Paulo Célio Hugo (PSDB) e Cássio Moreira (DEM, vice-prefeito), com 14.706 votos (63,79%).

Antônio de Oliveira Pinto (PSDB) e seu vice, Roberto César Mendes (DEM), foram eleitos em São João do Paraíso (Norte de Minas), com 6.237 votos (58,18%).

Em Cachoeira Dourada (Triângulo Mineiro), foram vencedores José Márcio Storti (PTB) e Ovídio Dantas (PMDB, vice-prefeito), com 1.412 votos (85,94% dos votos válidos).

Em Biquinhas (Região Central), Carlos Alberto Pereira (PR), e seu vice, José Luiz Almeida (PMDB), obtiveram 1.311 votos (50,31%) e vão governar o município.

Nas cidades mineiras, novas eleições foram demandadas pela Justiça Eleitoral após a confirmação da cassação dos prefeitos eleitos em 2012.

Bahia

Na cidade de Muquém do São Francisco, o candidato Vandim (PT) foi o único que concorreu com o registro deferido pela Justiça Eleitoral. Ele conquistou 3.346 votos. Seu adversário, Márcio Mariano (PP), teve o registro negado pelo juiz eleitoral, o que acarretou na anulação dos votos que recebeu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas