Um vereador e o secretário de obras do município de Vila Rica (1.259 km a nordeste) foram presos em flagrante, acusados de uso indevido de bem público. A prisão do vereador, Geraldo Pizzatto, e do secretário, José Carlos, conhecido por “Tiririca”, foram efetuadas na tarde de sexta-feira (09), pela Delegacia da Polícia Judiciária Civil. Os dois irão responder crime de peculado.
Reprodução Internet Vereador Geraldo Pizzatto |
A operação foi denominada “Exemplus” e deflagrada para alertar outros gestores públicos, quando ao uso correto de bens e valores públicos. “Condutas como estas, ferem princípios básicos da administração pública, como moralidade, impessoalidade e eficiência e devem ser duramente repelidas para que sirva de exemplo a quem pensa em fazer mau uso da verba e de bens públicos”, disse o delegado Gutemberg de Lucena
De acordo com Gutemberg, a ação iniciou com uma denúncia sobre uma escavadeira da Prefeitura de Vila Rica que realizada serviços em uma propriedade na particular, na zona rural. A área pertence ao vereador, que fazia uso do maquinário para benfeitoria na terra.
No local, uma equipe comandada pelo delegado, confirmou a denúncia e flagrou o maquinário em plena atividade na área particular. Os policiais confirmaram que o dono da área e o secretário de obras estiveram na propriedade mais cedo almoçando.
O crime de peculato, de acordo com o Código Penal, é apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo em proveito próprio ou alheio. Pena de dois a doze anos de reclusão e multa. (Com ascom PJC)