Municípios da região do Araguaia devem compor o complexo geoeconômico e social do Corredor Centro-Norte. O Projeto de Lei Complementar 228/12 de autoria do deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA), visa a redução das desigualdades regionais por meio do desenvolvimento econômico e social.
Classe política e empresarial de MT faz apelo ao governo por ferrovias
Além das cidades no nordeste de Mato Grosso, o complexo vai abranger os estados do Maranhão, do Piauí e do Tocantins, e o Distrito Federal, em sua totalidade; parte do estado de Goiás e os municípios do sudeste do Pará.
Erros e abandono marcam traçado da Ferrovia Norte-Sul
De acordo com o site de notícias da Câmara, os empreendimentos do corredor Centro-Norte de Desenvolvimento devem compreender obras de infraestrutura de transportes; projetos de energia elétrica; projetos econômicos privados; projetos de apoio à exportação; e projetos de colonização e reforma agrária, com prioridade para obras de irrigação.
Entre as prioridades na área de transportes estão a construção da Ferrovia Norte-Sul; a construção e melhoramento hidroviários nos rios Araguaia, Tocantins e das Mortes; e a construção de oleodutos e gasodutos. “O sistema de transporte, tradicional seguidor dos fluxos de comércio inter-regional e internacional, necessita ser reorientado no novo contexto que emerge da intensa exploração econômica do Centro-Oeste do País e da penetração que avança pela Amazônia, de forma a exercer seu papel de indutor do desenvolvimento”, afirma.
Antes de ir a Plenário, o projeto será examinado pelas comissões de Integração Nacional, de Desenvolvimento Regional e Amazônia; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Classe política e empresarial de MT faz apelo ao governo por ferrovias
Além das cidades no nordeste de Mato Grosso, o complexo vai abranger os estados do Maranhão, do Piauí e do Tocantins, e o Distrito Federal, em sua totalidade; parte do estado de Goiás e os municípios do sudeste do Pará.
Erros e abandono marcam traçado da Ferrovia Norte-Sul
De acordo com o site de notícias da Câmara, os empreendimentos do corredor Centro-Norte de Desenvolvimento devem compreender obras de infraestrutura de transportes; projetos de energia elétrica; projetos econômicos privados; projetos de apoio à exportação; e projetos de colonização e reforma agrária, com prioridade para obras de irrigação.
Entre as prioridades na área de transportes estão a construção da Ferrovia Norte-Sul; a construção e melhoramento hidroviários nos rios Araguaia, Tocantins e das Mortes; e a construção de oleodutos e gasodutos. “O sistema de transporte, tradicional seguidor dos fluxos de comércio inter-regional e internacional, necessita ser reorientado no novo contexto que emerge da intensa exploração econômica do Centro-Oeste do País e da penetração que avança pela Amazônia, de forma a exercer seu papel de indutor do desenvolvimento”, afirma.
Antes de ir a Plenário, o projeto será examinado pelas comissões de Integração Nacional, de Desenvolvimento Regional e Amazônia; de Finanças e Tributação (inclusive no mérito); e de Constituição e Justiça e de Cidadania.