Empresário Mauro Mendes tenta amarrar apoio de Dorileo Leal de olho nas eleições de 2014; Valtenir quer disputar prefeitura
Sob orientação da direção nacional, o PSB decidiu que terá candidatura própria nas Capitais. Sendo assim, no caso de Cuiabá, o partido deve concorrer novamente a prefeito com Mauro Mendes, que perdeu em 2008 quando ainda estava filiado ao PR, ou com o presidente regional da sigla, deputado federal Valtenir Pereira, que também disputou o Palácio Alencastro em 2008 e saiu derrotado.
Como Mendes não se sente confortável na legenda socialista, passou a negociar seu passe com outros partidos. Ele tem dito aos aliados que só definirá se será ou não candidato no próximo ano. Desse modo, ele mantém seu nome no páreo e continua sendo lembrado pela população, especialmente nas pesquisas de intenção de votos.
Nos bastidores, Mendes, empresário derrotado nas eleições também do ano passado ao Paiaguás, sinaliza que não pretende concorrer à Prefeitura de Cuiabá e desde já amarra acordos visando nova candidatura ao governo em 2014.
Mendes nega publicamente, mas já esteve reunido nos últimos dias com o cacique peemedebista Carlos Bezerra e com Dorileo Leal, pré-candidato do PMDB à prefeitura. Ele tem condicionado seu projeto de concorrer ao apoio do PMDB e do governo de modo geral à sua candidatura em 2014. As negociações avançam nesse sentido.
Assim como aconteceu em 2010, quando Mendes deixou o PR e se filiou ao PSB, Valtenir tem sido o último a saber dessas articulações. Ele já decidiu que se Mendes recuar da candidatura ou mudar de partido vai entrar no páreo. Pelo visto, a a guerra nos bastidores entre Mendes e Valtenir continua.