Médicos vão suspender partos pelo SUS

Data:

Compartilhar:

 GD


Os médicos obstetras que trabalham no Hospital Santa Helena, em Cuiabá, ameaçam não realizar mais partos (normal e cesárea) pelo SUS a partir de 30 de março. Categoria alega que o valor pago por diária de plantão é a metade do que vem sendo oferecido na rede particular. Os profissionais pedem que o Estado e Município ofereçam uma proposta de reajuste para não prejudicar o atendimento das gestantes.

O diretor da unidade e médico obstetra, Ricardo Saad, explica que a ampliação das maternidades de dois hospitais particulares oferecendo o dobro do valor pago pelo plantão “complicou a situação. Hoje a média paga por plantão aqui no Santa Helena pelo SUS é R$ 1 mil, enquanto na rede privada o profissional recebe o dobro e faz bem menos partos durante o plantão”.

Por este motivo, a direção cobra do governo estadual contrapartida para melhorar o valor pago a estes profissionais. Segundo Ricardo, todas as maternidades da baixada cuiabana devem receber incentivo do Governo Federal para pagamento de obstetras, o que não está ocorrendo com o Santa Helena. “O hospital recebe taxa única do governo para a realização de partos, que é dividido por todos os obstetras que realizaram plantão no mês. A unidade tem 25 médicos nesta área revezando nos plantões”.

A direção está tentando uma reunião há mais de 2 meses com o secretário estadual de Saúde para debater a situação e evitar a interrupção do serviço, mas até o momento não foi possível o encontro. Eles denunciaram a situação também ao Ministério Público Estadual (MPE).

Segundo o diretor, durante um plantão no hospital o médico chega a realizar 12 partos enquanto na rede privada é no máximo 3. Para conseguir atender a demanda de pacientes é preciso no mínimo 2 obstetras por turno de 12 horas.

O hospital realiza em média 800 partos por mês, sendo que 25% das grávidas atendidas são de Várzea Grande, 40% do Estado e apenas 35% moram na Capital. A maior demanda é na sexta-feira, sábado e domingo.

Outro lado

O GD entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que informou por meio de nota que o contrato dos médicos obstetras do Hospital Santa Helena é de responsabilidade do município de Cuiabá.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não atendeu os telefones informados no portal da unidade até a publicação desta matéria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo