Neste ano, a recuperação da malha viária do município começou cedo, antes mesmo do término das chuvas. De acordo com o secretário Noboru Tomiyoshi, o trabalho foi iniciado em março e deve ser concluído em agosto. Nos anos anteriores, a recuperação terminava apenas em outubro. “Todas as estradas vicinais com grande fluxo de veículos foram priorizadas para receber essa recuperação, ou seja, as comunidades Veraneio, Sol Nascente, Marco de Cimento, Café Norte, Trevo Ouro Verde, Léo Baiano, Sete Casas, já foram recuperadas”, disse ele.
Os trabalhos estão sendo finalizados no entorno de 20 quilômetros do município e a equipe da secretaria vai levar o maquinário no fim dessa semana para a região da comunidade Cacique, Café Norte e Trevo Ouro Verde, para completar 100% de patrolamento das malha viária do município.
A cada temporada de chuvas, a secretaria de Infraestrutura passa por um verdadeiro desafio, de manter a trafegabilidade. Além de manter as estradas sem buracos ou atoleiros, ainda precisa dar manutenção a mais de 1200 pontes e bueiros. O trabalho contínuo, o diagnóstico preventivo e a recuperação imediata, a aquisição de novos equipamentos tem proporcionado certa tranqüilidade a população rural e condutores de veículos. A novidade implantada no ano passado, foi a instalação de 19 bueiros de concreto no assentamento Novo México. Estes bueiros são construídos para assegurar uma vida útil em mais de 30 anos, com a substituição de todas as pontes e bueiros de madeira. Esses serviços serão ampliados em 2011 e 2012 para o Assentamento Veraneio com a instalação de mais de 80 linhas de bueiros e a eliminação de quase todas as pontes ficando somente as pontes do rio Carapá, Santa Paula e o rio Treze que faz divisa com Nova Canaã do Norte.