Priscilla Silva.
O Governo do Estado se prontificou em realizar concurso público para o preenchimento de cargos do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), o mais breve possível. Em reunião com a categoria na manhã desta terça-feira (03), representantes do Estado se dispuseram a analisar o edital já elaborado pela gestão anterior. Um novo encontro deverá ser agendado com os grevistas ainda nesta semana. Os servidores do Detran entraram em greve nesta segunda-feira (02) por falta de efetivo na autarquia.
Conforme a presidente do Sindicato dos Servidores (Sinetran), Daiane Renner, o número atual de servidores no Detran é inferior ao que está previsto na Lei Complementar estadual 505/2013, que trata das carreiras da classe. Atualmente, o Detran funciona com apenas 40% de sua mão de obra, cerca de 850 servidores dos 2.100 previstos na Lei.
Vice-presidente do Sinetran-MT, Adauson José da Silva, declarou que houve avanço nas negociações e aguarda nova reunião com o Governo para posteriormente fazer convocação de nova assembleia geral com a classe. “Tivemos um pequeno avanço e vamos ter outra reunião. Eles pediram um tempo para terminar de estudar o edital, que estava pronto, mas elaborado pelo outro governo”.
O secretário de Estado de Gestão, Julio Modesto, confirmou que o edital já existente e está nas mãos da Procuradoria Geral do Estado e um parecer será emitido ainda esta semana. “O governador Pedro Taques, a partir das consultas prévias com órgãos de controle, com o presidente do Detran-MT, Rogers Jarbas, assim como os representantes do Sinetran, entende o quanto o concurso é necessário. Todos os esforços da máquina pública serão acionados para que o atual edital seja readequado conforme a legislação, ou que um novo certame seja construído”.
Na última semana, o Governo do Estado convidou o Sindicato a fazer parte de uma comissão técnica para a construção da minuta do edital, convite que foi aceito oficialmente nesta terça, pelos representantes da categoria.