APÓS VISITA Silval afirma que não se opõe à CPI do VLT

Data:

Compartilhar:

Fernanda Escouto/ GD


Depois do encontro com o governador do Estado, Pedro Taques (PDT) e com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), o ex-governador Silval Barbosa (PMDB) se reuniu com os deputados estaduais que compõe a Mesa Diretora, nesta terça-feira (3).

Durante a reunião, Silval fez o mesmo pedido que fez ao TCE para a Assembleia Legislativa (ALMT). Ele pediu para que a Casa aprofunde suas auditorias e apure com rigor todos os contratos relativos às obras e ações da Copa do Mundo 2014, principalmente no que diz respeito ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O peemedebista ressaltou que o conjunto das obras da Copa foi a ação de governo que mais recebeu fiscalização e passou pelo crivo de inúmeras organizações de controle, como Tribunal de Contas do Estado (TCE) e da União (TCU), Advocacia Geral do Estado (AGE) e da União (AGU), Ministério Público do Estado (MPE) e Federal (MPF), além de entidades como Crea, OAB.

Sobre a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as obras da Copa, o ex-governador se mostrou tranquilo, destacando que as intervenções sempre foram acompanhadas, inclusive pela ALMT, e auditadas mensalmente pelo TCE.

“Todas as obras tiveram um acompanhamento muito grande,temo a certeza absoluta do que nós medimos. Não tem um centavo desviado nessa obra, tudo que foi medido tem auditagem pela Caixa Econômica, agora estamos esperando o resultado da auditoria do governo do Estado”.

Silval ressaltou que todas as recomendações e orientações repassadas pelas instituições fiscalizadoras sempre foram acatadas e seguidas à risca pela equipe de governo.

“Todos os vinte e poucos relatórios que a gerenciadora fez foram totalmente respeitados, nenhum item em que ele apontava que não estava adequada na obra, não foi pago, tanto que todas as medições que foram pagas, são atestadas pela gerenciadora”, relatou.

O ex-governador finalizou negando que suas visitas aos órgãos públicos seja uma estratégia jurídica e também afirmou que os boatos de que ele estaria se mudando do Brasil, não passam de inverdades.

CPI em pauta 

Após o encontro com o ex-governador Silval Barbosa (PMDB), o presidente da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Guilherme Maluf (PSDB), afirmou que existe informações contraditórias sobre as obras do VLT e por esse e outros fatores, a criação de uma CPI para investigar as obras do Mundial se torna necessária.

“Vamos fazer uma análise, precisamos dar um posicionamento sobre a questão da CPI e nós temos que convocar a Caixa Econômica, a CGU, inclusive rever também com uma empresa que fez uma supervisão de controle das obras do VLT”.

Ainda segundo Maluf, existem deputados a favor que a CPI investigue somente as intervenções que envolvam o VLT, assim como tem parlamentares que apostam numa investigação geral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas