Apenas a vitória interessa para as duas equipes no confronto entre Fluminense e Grêmio, que se encontram na noite desta quinta-feira (27), às 21h (de Brasília), no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ), em confronto válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após empate por 2 a 2 com o Atlético-PR, o time carioca reassumiu a liderança e, com 54 pontos, quer vencer para se garantir na ponta da tabela de classificação por mais uma rodada. Já os gremistas, que também vêm de um 2 a 2 com o rival Internacional, somam 47 pontos e tentam se manter vivos na busca pelo sonho de jogar a próxima Copa Libertadores.
Muricy Ramalho, técnico do Fluminense, tem mostrado a seus jogadores a importância de o time encarar como decisões os sete jogos restantes dentro do Campeonato Brasileiro. O treinador lembrou que não é preciso se preocupar com os concorrentes diretos, como Cruzeiro e Corinthians. Isso porque ele quer ver o grupo focado apenas no Grêmio.
– Não devemos pensar em nossos concorrentes diretos. Devemos apenas pensar em ganhar as nossas partidas, pois temos sete decisões pela frente. O Campeonato Brasileiro é o mais disputado do mundo, com briga em todas as partes da tabela de classificação, e por isso mesmo o título só deverá ser decidido no último jogo.
Renato Gaúcho, comandante do Grêmio, concorda com o Muricy sobre a importância de, no caso dos gremistas, o foco estar apenas no próximo adversário.
– Nós estamos em uma caminhada que nos forçará a disputar sete decisões daqui até dezembro e o Fluminense é a primeira delas. O Campeonato Brasileiro está embolado em várias situações, e temos que ir em busca de vitórias para estarmos sempre bem posicionados e prontos para brigarmos pelo que desejamos. Será muito importante pontuar contra o Fluminense.
Projetando a sequência dentro do Campeonato Brasileiro, os gremistas terão dois jogos fora de casa. Depois de encarar o Fluminense, o grupo visita o Goiás em Goiânia (GO). A ordem é retornar para Porto Alegre (RS) com, pelo menos, quatro pontos, como disse o zagueiro Rafael Marques.
– Serão dois confrontos muito disputados. Todos sabemos da dificuldade de se enfrentar o Fluminense no Rio de Janeiro, principalmente com o time deles liderando a competição. Contra o Goiás tem o complicador do time deles precisar vencer para escapar do rebaixamento. Vamos em busca de duas vitórias, mas o importante é termos uma pontuação que nos permita seguir na briga pela Copa Libertadores.
Desfalques dos dois lados
Em relação ao time que vai a campo, o Fluminense é uma incógnita. O ataque é o principal problema de Muricy Ramalho para definir a escalação de sua equipe. Fred, com edema na panturrilha esquerda, e Emerson, com edema no pé direito, continuam vetados pelo departamento médico.
Para piorar, Rodriguinho e Tartá terão que cumprir suspensão por conta do terceiro cartão amarelo recebido diante do Furacão. Dessa maneira, Washington é o único atacante de origem que está à disposição e deverá atuar mais isolado na frente, com Marquinho e Conca encostando nele.
Sem opções ofensivas, Muricy, que faz mistério quanto à escalação, deverá adotar o esquema com três zagueiros, com André Luis ganhando uma vaga entre os titulares. Assim, os laterais ganham mais liberdade para o apoio.
Em relação aos laterais, por sinal, Carlinhos, que tem caído de produção, deverá perder a vaga na esquerda, com Julio Cesar ganhando nova oportunidade. Pelo lado direito nenhuma dúvida, com Mariano, que retorna de suspensão, assumindo o posto de Thiaguinho. O volante Diogo, vetado por conta de uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, dará espaço a Fernando Bob.
No Grêmio, Renato Gaúcho não poderá contar com o volante Fábio Rochemback, expulso contra o Internacional. Como Adílson, o substituto natural, também está suspenso por acúmulo de cartões amarelos, Ferdinando vai ganhar uma oportunidade entre os titulares. No primeiro turno as duas equipes se enfrentaram no Olímpico e o Fluminense ganhou por 2 a 1.
FLUMINENSE-RJ x GRÊMIO-RS
Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28 de outubro de 2010 (Quinta-feira)
Horário: 21h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Gilson Coutinho (PR) e José Pontarolo (PR)
FLUMINENSE: Ricardo Berna, André Luis, Gum e Leandro Euzébio; Mariano, Fernando Bob, Diguinho, Marquinho, Darío Conca e Julio Cesar; Washington
Técnico: Muricy Ramalho
GRÊMIO: Victor, Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Vilson, Ferdinando, Douglas e Lúcio; Jonas e André Lima
Técnico: Renato Gaúcho
Copyright 1998-2008 GazetaEsportiva.net