A partir deste mês, os estabelecimentos comerciais de Colíder devem começar a providenciar o alvará de segurança do Corpo de Bombeiros. Essa uma das exigências legais ao funcionamento de comércios em municípios onde se possui batalhões da corporação. O alvará prevê a colocação de instrumentos de segurança como extintor de incêndio, iluminação e saída de emergência.
De acordo com o secretário de Planejamento, Fazenda e Administração, Vanderlei Borges, o alvará de bombeiros vai garantir à prefeitura que aquele estabelecimento está atendendo aos quesitos de segurança. “Em toda cidade que tem Corpo de Bombeiros existe essa exigência de alvará de segurança. No primeiro ano de instalação da corporação no município, já havia mobilização de se cobrar o alvará. Mas, nós conversamos para aguardar um pouco mais, para não se gerar um impacto negativo na mente da população. Já faz quatro anos que o Corpo de Bombeiros está em Colíder e não há mais argumento pra protelarmos essa exigência”, informou Borges.
O secretário lembrou que a partir desse ano, o alvará da prefeitura será condicionado ao do Corpo de Bombeiros. O comerciante deve pelo menos ter o protocolo do alvará, o que dá o prazo de até o fim do ano para se tomar as providências necessárias relativas aos equipamentos de segurança.
Para retirar o alvará ou protocolo, o comerciante deve procurar o Corpo de Bombeiros. O Sargento Fernandes informou quais são as medidas necessárias para se retirar a documentação. “A primeira providencia é procurar um engenheiro de segurança pra protocolar à documentação. O comerciante tem até o final de 2011 para estar comprando os preventivos como o extintor e a lâmpada de emergência”, explicou o sargento. Fábricas e postos de gasolinas devem com urgência procurar a instituição para retirar o alvará de segurança.