O Cerest Norte (Centro Regional de Saúde do Trabalhador) realizou ontem a entrega de equipamentos para estruturar as vigilâncias sanitárias dos municípios que pertencem à regional, para atuar nas políticas de saúde do trabalhador. Isso engloba desde a prevenção ao tratamento e a reabilitação das pessoas que têm alguma doença relacionada ao trabalho.
Esses equipamentos (computadores, impressoras, câmeras digitais) vão dar suporte aos técnicos para que notifiquem e registrem esses casos, para que o Cerest tenha informações precisas que possam subsidiar suas ações. Para o prefeito de Colíder, Celso Paulo Banazeski, o Cerest vai dando seus passos iniciais, porque ainda é algo novo para a região mas já vem consolidando suas ações, fazendo principalmente o trabalho preventivo para a saúde do trabalhador. “Nesses seis municípios que fazem parte do pólo, esses equipamentos vão permitir que seja realizado um trabalho melhor, em conjunto com a base aqui em Colíder”, destacou.
O secretário de Saúde de Colíder, Paulo Sérgio Lopes de Souza, recepcionou os secretários dos municípios que fazem parte da regional do Cerest, que assinaram o termo de comodato para receber os equipamentos. Ele destacou a importância desse investimento na vigilância em saúde. “Estamos falando de investimento regional. Muito se fala em resultado mas pouco se investe de um modo geral, na saúde no Brasil. E esse investimento que estamos fazendo hoje é importantíssimo para as seis secretarias da microregião, que permitirá dar maior visibilidade ao trabalho das vigilâncias, proporcionar um trabalho mais consistente e dar maior visibilidade aos trabalhos dos técnicos”, ressaltou.
A coordenadora do Cerest Norte, Ivanilda Santana Rodrigues, explicou que o objetivo desses equipamentos é oferecer subsídios para que os técnicos das secretarias identifiquem os casos, notifiquem e registrem, repassando assim as informações necessárias. “Precisamos saber onde as pessoas estão ficando mais doentes para a gente intervir nesses ambientes de trabalho e melhorar essas condições. Os riscos inerentes do trabalho são previníveis e podem ser controlados”, afirmou a coordenadora.
A solenidade contou ainda com a presença de funcionários do Cerest, da Secretaria Municipal de Saúde e da chefe do Escritório Regional de Saúde, Luciene Dimuriêz Matos.