O dado da Organização Mundial da Saúde é alarmante: cerca de 1,3 milhões de mortes por acidente de trânsito em 178 países contabilizados em 2009. Desse montante a falha humana lidera as causas da violência no trânsito. Para driblar essa estatística, o Ministério das Cidades por meio do Denatran e em parceria com outros órgãos federais e estaduais, lançou neste dia 18 de setembro mais uma campanha educativa. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre a necessidade de respeito às regras de convivência no trânsito.
Juntos Podemos Salvar Milhões de Vidas é o tema da Semana Nacional de Trânsito 2011 que será de 18 a 25 de setembro em todo o território nacional. Paralelamente a Semana Nacional do Trânsito, dia 22 de setembro será celebrado o Dia Mundial sem Carro. A ação visa conscientizar os cidadãos para os possíveis prejuízos de uso excessivo de carros e motos em detrimento de meios que possam promover a sustentabilidade.
Dando continuidade ao que foi proposto pelo movimento PARADA – Pacto Nacional pela Redução de Acidentes, a campanha Semana Nacional de Trânsito pretende provocar a reflexão nos atores do trânsito – motoristas, motociclistas, pedestre e ciclistas – a fim de fazer com que a fiscalização e as regras sejam percebidas como algo benéfico para toda a sociedade, independentemente da presença ostensiva da fiscalização.
O grande desafio é minimizar as estatísticas negativas ocasionadas pela cultura da transgressão às regras de trânsito. O foco da campanha faz com que o cidadão reflita sobre a diferença ao agir de forma intuitiva de acordo com avisos e regras do dia a dia, como: “Perigo! Alta Tensão” ou “Cuidado! Cão Bravo” e a negligência cultural com as regras de trânsito. Porque diante de normas como essas a pessoa atenta ao comando e não faz o mesmo em relação ao trânsito?
Pensando nisso, o Serviço Municipal de Trânsito e Rodoviário de Colíder-MT, está participando diretamente nesta semana, com palestras em escolas, blitz educativas e colocação de faixas informativas. Vale ressaltar que para atingir a eficácia na transformação do trânsito em um espaço pacífico e seguro para todos é essencial que haja o engajamento de toda a sociedade colidense.