Caixa garante dinheiro e Silval lança o edital do VLT

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O governador Silval Barbosa (PMDB) recebeu, nesta quarta-feira (15), em Brasília, aval da CEF (Caixa Econômica Federal) e da STN (Secretaria do Tesouro Nacional) para lançar o edital do VLT (Veículo Leve Sobre Trilho). Trata-se do modal de transporte escolhido para Cuiabá e Várzea Grande, devido à participação de ambos os municípios na Copa do Mundo de 2014.

O edital será encaminhado à Iomat (Imprensa Oficial de Mato Grosso) na sexta-feira (17), mas, devido ao feriado prolongado do Carnaval, a publicação ocorrerá na quarta-feira (22).

Em companhia do secretário extraordinário da Copa do Mundo, Eder Moraes, Silval recebeu garantias da equipe econômica do Governo Federal de que não há entraves administrativos que impeçam a contratação de empresas para a execução do projeto.

"Estão finalizados os processos na Caixa Econômica Federal e na Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O recurso está garantido e a reserva orçamentária está certa. Portanto, as condições para a publicação do edital foram atendidas. O VLT começa a sair do papel", disse o governador.

O secretário da Copa do Mundo, Eder Moraes, destacou que houve um trabalho coordenado pessoalmente pelo governador Silval Barbosa para conseguir este resultado. "Para se chegar até aqui, foram grandes desafios que a sociedade acompanhou. Foi preciso perseverança, insistência e a participação efetiva da Assembleia Legislativa na pessoa do presidente José Riva, dos prefeitos de Cuiabá e Várzea Grande", disse.

O edital de licitação será lançado nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que será discutido nesta quinta-feira, (16) em audiências públicas no Centro Cultural da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), no período das 8h às 12h, e das 14h às 18h, na Câmara Municipal de Várzea Grande.

Corredores

O VLT será implantado no canteiro central nos itinerários CPA – Aeroporto e Coxipó – Centro, percorrendo 22,2 km. O volume de ônibus e veículos de passeio que circulam pelas avenidas será reduzido quando o novo modal entrar em operação.

Os ônibus convencionais alimentarão o sistema de VLT, trazendo os passageiros dos bairros até uma das estações do metrô de superfície, que ficarão ao lado dos trilhos no canteiro central das avenidas Rubens de Mendonça, Prainha, FEB e Fernando Correa da Costa.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA – Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó – Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.

Orçamento

O modal está orçado em R$ 1,2 bilhão, recursos que serão obtidos por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal.

O montante está estruturado da seguinte forma: os R$ 423 milhões que já haviam sidos aprovados serão redirecionados para o VLT e os outros R$ 740 milhões serão viabilizados por meio de novo empréstimo com a Caixa Econômica Federal (com recursos do BNDES). O início das obras está previsto para o primeiro semestre de 2012.

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