Se você já entrou em uma das muitas cafeterias espalhadas por São Paulo e pediu um café com leite, com certeza deve ter se surpreendido com um desenho na espuma da sua bebida. Essa técnica é chamada "latte art" e vem ganhando cada vez mais espaço nos chamados cafés gourmets, onde é possível apreciar bebidas especiais.
Tulipas, corações, rosetas e espirais são reproduzidas nas xícaras por baristas, profissionais especializados em preparar receitas à base de café.
Alguns desses profissionais já nem conseguem mais deixar de fazer arte quando o assunto é café. Este é o caso de Bruno Ferreira, barista do Suplicy Cafés Especiais, na unidade do Itaim Bibi.
– Eu sempre faço um desenho quando preparo o café com leite, porque gosto e as pessoas se surpreendem. Elas gostam das figuras, tiram até foto das bebidas.
Os desenhos na espuma podem ser feitos com dois métodos, free pour ou etching. O primeiro consiste em movimentos na manipulação do fluxo de leite de uma jarra para dentro do café expresso. No segundo método, os desenhos sãos feitos com o auxílio de algum objeto (colher, mexedor ou palitinho). Segundo Bruno, é possível combinar as duas técnicas e garantir um bom resultado.
– Os desenhos podem ser feitos juntando as duas técnicas, mas eu prefiro a free pour. É mais rápido de fazer e a impressão é mais bonita.
Apesar da latte art ser uma das partes mais difíceis do trabalho de um barista, Bruno afirma que conseguiu aprender a técnica na garra e que os desenhos destacam seu trabalho.
– Eu aprendi a latte art vendo os outros baristas e fazendo os desenhos. Sou autodidata, não fiz cursos. Eu também comecei a prestar atenção, que não era simplesmente jogar o leite vaporizado sobre o café, tive de fazer os movimentos certos, praticar no dia a dia, até desenvolver corretamente a técnica.
Além de exemplificar um pouco do trabalho executado por um barista, talvez o mais interessante da latte art seja a reação que ela provoca nas pessoas.
– Eu percebo que quanto mais simples é a figura, mais as pessoas gostam. O desenho que mais surpreende é o coração, que é um dos mais fáceis de fazer, mas o que eu mais gosto e acho mais bonito é a tulipa. Ela realmente impressiona.