Confeccionada muito antes de qualquer pessoa ter ideia de quais times lutariam pelo título brasileiro da temporada, a tabela do campeonato de 2010 reservou algumas coincidências para os torcedores dos grandes times paulistas.
Nas rodadas finais da competição, o Corinthians, líder e principal candidato ao título, terá de torcer para seus dois principais rivais – Palmeiras e São Paulo -, que terão pela frente o Fluminense, atualmente na segunda colocação e um ponto atrás do Timão.
A possibilidade de ajudar o arquirrival a se tornar pentacampeão nacional mexeu com a cabeça dos torcedores, principalmente os do São Paulo.
A torcida criou um perfil no Twitter – o @entregaspfc -, onde é exibido um vídeo “provando” que o Corinthians entregou o jogo para o Flamengo em 2009 e impediu a conquista do Brasileirão pelo São Paulo. Querem, agora, que o time do Morumbi retribua o “favor” perdendo para o Fluminense, domingo (21), na Arena Barueri.
Os torcedores lançaram ainda uma outra campanha no microblog. Criaram a hashtag #entregaSPFC, com o objetivo de difundir a ideia para o maior número possível de seguidores, dentre eles alguns jogadores do Tricolor que são fãs da ferramenta (Alex Silva, Lucas e Jorge Wagner, por exemplo).
Cartola ignora “efeito Grafite”
Em entrevista por telefone para o R7, o superintendente de futebol são-paulino, Marco Aurélio Cunha, disse estar ciente da movimentação dos torcedores na rede, mas não se mostrou nem um pouco incomodado com o cenário que cerca o encontro contra o Fluminense.
– Há uma tabela que foi feita antes do campeonato e que acabou criando algumas circunstâncias, mas o São Paulo vai jogar para vencer o Fluminense. Se perder, é porque aconteceu, mas manteremos a lisura do esporte.
Lembrado pela reportagem do episódio ocorrido no último jogo do Campeonato Paulista de 2004, quando poderia ter rebaixado o Corinthians para a Série A-2 se fosse derrotado pelo Juventus, mas venceu por 2 a 0, com gols de Grafite, Cunha deu de ombros.
– E [o Grafite] salvaria de novo. Da mesma forma que o torcedor não entra no CT para cobrar vitórias, também não pode exigir que perca jogos. O São Paulo não ajuda ninguém a ser campeão e não está preocupado com o que vai acontecer com o Corinthians.