As vendas de carros importados cresceram 170,8% em fevereiro deste ano, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (19) pela Abeiva (Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores).
O levantamento de 22 marcas filiadas à associação incluem a Aston Martin, Audi, BMW, Chana, Chery, Chrysler, Dodge, Effa Changhe, Effa Hafei, Hafei Motor, JAC, Jaguar, Jeep, Jinbei, Kia Motors, Land Rover, Pagani, Porsche, Spyker, SsangYong, Suzuki e Volvo.
O resultado é atrelado à estabilidade das moedas estrangeiras, o acesso ao crédito no Brasil e a série de lançamentos de produtos importados, segundo José Luiz Gandini, presidente da entidade.
– Ainda assim, 2,57% de participação no mercado total interno é muito insignificante para as empresas sem fábricas no País. O responsável por esse limitador é a alta carga tributária sobre os veículos importados. Os 35% do imposto de importação foram e continuam sendo uma proteção à indústria nacional.
Na comparação com janeiro deste ano, houve um crescimento de 6,9%. Foram 5.422 unidades contra 5.073 veículos em janeiro.