O encontro promovido pela Associação Mato-Grossense dos Municípios em diferentes regiões do Estado, tem como objetivo debater pautas importantes como a diminuição na arrecadação do IPM e ICMS e estudar alternativas para minimizar os impactos.
O prefeito de Colíder Hemerson Máximo (Maninho) recepcionou, no Centro Cultural Renan Dimuriez, autoridades como o presidente da AMM Neurilan Fraga, o presidente do Consórcio Portal da Amazônia e prefeito de Nova Santa Helena Paulinho Bortolini; o presidente do Consórcio Vale do Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde Edimilson Marino.
O prefeito Hemerson destacou que os prefeitos expuseram suas preocupações e a perspectiva de arrecadação para os próximos anos, diante da nova lei do ICMS que impacta na educação, saúde e agricultura familiar. “É importante estarmos debatendo boas políticas públicas para fazer a aplicação dos recursos pontuais à população”, disse.
De acordo com o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios Neurilan Fraga, a AMM é importante tratar temas de interesses dos municípios.
“A reforma tributária está gerando uma preocupação muito grande. As duas propostas que estão no congresso nacional, vão trazer um certo prejuízo para um número grande de municípios no Brasil”, explicou.
O economista Vivaldo Lopes e o professor Isaltino Alves Barbosa também expuseram os principais pontos da nova lei.
O presidente do consórcio Paulinho Bortolini, foi enfático: “A pauta principal hoje é a diminuição na arrecadação do IPM e ICMS, que vai nos impactar muito nestes dois anos. Nesta reunião, vamos elaborar uma ata e levaremos a Brasília para ver o que conseguimos fazer para diminuir esse impacto para os municípios”.