Para ser campeão do Brasileiro, o Vasco não depende apenas de suas forças. Porém, para ter a chance de levantar o troféu, terá de fazer sua parte e repetir feito da campanha de 2005, quando lutava para não ser rebaixado.
Há seis anos, o time fez uma reta final de Nacional impressionante e se livrou do risco de queda. Para isso, foi eficiente nos clássicos, tendo vencido os três que disputou no segundo turno.
Algo que não consegue repetir desde então e precisará fazer para conseguir terminar a rodada de domingo (4), a última do Brasileiro, com o título.
Depois de triunfar diante de Botafogo e Fluminense, o Cruz-maltino terá de desbancar também o Flamengo. Se isso ocorrer, precisará torcer para o Corinthians perder para o Palmeiras, no mesmo dia e horário.
Apesar da combinação, o elenco esbanja otimismo em, ao menos, fazer a sua parte e passar pelo Flamengo. No primeiro turno, houve empate por 0 a 0 entre os times. O atacante Alecsandro ilustra o pensamento geral.
– A gente não só está vivo como seremos campeões. A nossa força vem de todo mundo estar concentrado, unido, querendo o bem do grupo. No nosso time, o craque é o grupo.
Contra o Fluminense, o atacante marcou o primeiro gol da vitória por 2 a 1. Em 2005, o herói dos três clássicos foi Romário. Veterano, o Baixinho marcou quatro gols nos três jogos e, de quebra, encerrou o Brasileiro como artilheiro.
Veja aqui como ficou a classificação da Série A do Campeonato Brasileiro