Para muitos, a década de 1990 foi a melhor da história do Vasco. Nela, o clube acumulou títulos, que rarearam nos anos 2000. É em busca do resgate deste passado vencedor que o Cruz-maltino aposta para superar o Avaí na semifinal da Copa do Brasil. A disputa entre ambos começa nesta quarta-feira (18), às 21h50, em São Januário.
Ingressos para duelo esgotados
Desde 2003 o time carioca não celebra um título de expressão, com a conquista do Carioca daquele ano. Tempo demais de jejum para uma torcida que, de 1989 a 2000, festejou três Brasileiros, uma Libertadores, uma Mercosul, quatro Estaduais e um Rio-São Paulo.
Faltou justamente a Copa do Brasil, taça que nunca foi parar na sala de troféus de São Januário. Para dar o primeiro passo, o técnico Ricardo Gomes aposta em um resultado expressivo neste duelo de ida.
Meia do Avaí se inspira em rival
– Nós vamos conviver com uma situação diferente da que enfrentamos até o momento, que é a de decidir a classificação longe de São Januário. Isso só terá um peso negativo se não conseguirmos cumprir o nosso objetivo, que é garantir uma vitória. Está na hora de o Vasco se impor de vez e voltar a ser o clube vitorioso que sempre foi.
Porém, para isso, o time carioca terá de superar o ótimo momento pelo qual passa o Avaí, que viajou ao Rio de Janeiro com a moral de ter eliminado o São Paulo, após 3 a 1 na Ressacada. O técnico Silas exige que sua equipe marque gols em São Januário.
– Contra o São Paulo tivemos muitas dificuldades na Ressacada porque não marcamos gols fora de casa. Não queremos que isso se repita contra o Vasco. Temos um estilo de jogo bem definido, que sempre busca a vitória e por isso mesmo não vejo motivo para mudanças agora.
Confira também
Silas não poderá contar com o volante Diogo Orlando, que vinha atuando de forma improvisada na lateral direita, e nem com o meia Estrada, ambos suspensos. Acleisson entra na vaga do primeiro, enquanto que Marquinhos Gabriel assumirá a missão de ajudar na criação de jogadas do time.
No Vasco, Jumar vai formar a dupla de volantes com Fellipe Bastos, substituindo o lesionado Rômulo e o suspenso Eduardo Costa. O lateral-esquerdo Ramon e o atacante Alecsandro retornam após suspensão.
FICHA TÉCNICA
VASCO X AVAÍ
Local: São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 18 de maio de 2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Van Gasse (Fifa-SP) e Guilherme Dias Camilo (SP)
VASCO: Fernando Prass, Allan, Dedé, Anderson Martins e Ramon; Jumar, Fellipe Bastos, Felipe e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro
Técnico: Ricardo Gomes
AVAÍ: Renan, Bruno, Gustavo Bastos e Revson; Acleisson, Marcinho Guerreiro, Marquinhos Gabriel, Marquinhos e Romano; William e Julinho
Técnico: Silas