UPA é interditada em Cuiabá por suspeita de H1N1

Data:

Compartilhar:

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, em Cuiabá, ficou interditada por algumas horas na manhã deste sábado (2) por suspeita de contaminação do vírus H1N1. A medida foi adotada depois que a unidade de saúde atendeu uma criança com suspeita de estar infectada pela doença. Depois, a criança foi transferida para o Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá e segue sob observação. Cuiabá já contabiliza uma morte pela doença neste ano.

Exames clínicos deverão confirmar ou descartar a doença na criança. A informação sobre a interdição da UPA foi repassada ao Gazeta Digital por um usuário que procurou a unidade por volta das 8h deste sábado e recebeu informações de funcionários apontando que a UPA estava interditada por suspeita de estar contaminada.

Uma equipe da TV Record Cuiabá se deslocou até a unidade confirmou a informação junto a funcionários da unidade pediram para não terem os nomes divulgados. Por volta das 13h, a UPA já tinha sido reaberta para atendimento dos usuários que procuram a unidade.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, também confirmou a informação e destacou que trata-se de um protocolo padrão do Ministério da Saúde que determina a desinfectação de qualquer unidade de saúde após atender algum paciente com suspeita de doença cujo vírus possa ser transmitido pelo ar. Sobre a criança com suspeita de portar o vírus, a assessoria não repassou mais detalhes como a idade ou o sexo.

Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), até o dia 29 de março, foram 35 casos notificados em Mato Grosso. Deste total, 1 caso foi confirmado como H1N1 na Capital enquanto outros 6 tiveram resultado não detectável para H1N1 e os outros 28 casos ainda estão sob investigação.

Em Cuiabá, a confirmação da morte de um idoso de 73 anos que havia sido internado no dia 11 de fevereiro por causa de contaminação pelo vírus da H1N1 trouxe à tona a importância da vacinação e os cuidados com a saúde. Com sintomas semelhantes aos de uma gripe comum, a influenza já é uma preocupação para as autoridades e profissionais da saúde.

Em relação ao número de mortes foram notificados 8 casos 1 confirmado em Cuiabá ao passo que os demais aguardam resultado de exames para confirmar associação com a doença.

Vacinação

No dia 30 de abril começa a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que segue até 20 de maio. A Secretaria de Estado de Saúde informou que a meta será imunizar 698.212 pessoas em Mato Grosso durante a campanha, que promove em 30 de abril uma mobilização nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...