TRF-1 nega HC a Janete Riva; defesa recorre de novo

Data:

Compartilhar:

 

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) negou um pedido de Habeas Corpus com liminar para a soltura de Janete Riva, presa na última sexta-feira, durante a Operação Jurupari. O TRF-1 também negou, ontem, em plantão, um HC interposto pela defesa de Antonio José de Góis, servidor de Juarez Costa (PMDB), prefeito de Sinop.

Segundo o desembargador José Amilcar de Queiroz Machado, a decisão do juiz federal Julier Sebastião da Silva de mandar prender os suspeitos de crimes ambientais, "encontra-se devidamente fundamentada, sobre atender os requisitos formais".

Ele ainda ressaltou "a inviabilidade, em juízo tangencial, própria da deliberação sob tutelas liminares da análise precisa da intricada interconexão subjetiva e fática demonstrada nos autos."

O desembargador afirmou, em sua decisão, que a análise dos Habeas Corpus não seria adequada durante plantão. "Entendo como pertinente a submissão da decisão, hora impugnada ao mínimo de dialética procedimental, não sendo cabível, nesse momento processual, detalhar-se a materialidade das condutas de uma centena de envolvidos no caso", afirmou.

Novo HC

De acordo com o advogado Válber Melo, que defende Janete Riva, outro Habeas Corpus já foi protocolado na manhã de hoje. "A decisão do desembargador José Amílcar de Queiroz Machado não impedirá a análise do novo Habeas Corpus. Na verdade, o magistrado não analisou o processo, alegando que não teria condições de julgar a ação como plantonista, tendo em vista a magnitude da Operação Jurupari", ressaltou.

Segundo ele, o desembargador disse que a competência para o julgamento seria do relator natural da ação. "Como essa foi uma tentativa para liberação ainda no final de semana, desistimos desse HC e entramos com outro, mais completo e com mais argumentos", afirmou Valber Melo.

 
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

OPERAÇÃO CONJUNTA DAS POLÍCIAS CIVIS RESULTA NA PRISÃO DE FORAGIDO LIGADO A ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

A Polícia Civil do município de Colíder (MT) efetuou, na manhã desta segunda-feira (28), a prisão de um...

ESTUPRO DE VULNERÁVEL – PRISÃO PREVENTIVA

A Polícia Civil, por meio do Núcleo de Atendimento da Mulher e Vulneráveis da Cidade de Colíder, iniciou...