-
Em sessão plenária, na tarde desta segunda-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) aprovou as contas da campanha à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) e do vice-governador Chico Daltro (PP).
O relator das contas foi o juiz federal Jefferson Schneider, que votou pela reprovação das contas de campanha. O placar farovável ao governador foi de 5 votos contra 1.
Essa decisão vai contra o parecer do Ministério Público Eleitoral, que também se posicionou contra a aprovação das contas. O parecer foi elaborado pelo procurador eleitoral Thiago Lemos.
Desde o começo do mês, o TRE tem agendado o julgamento das contas de Silval Barbosa. Na semana passada, ao processo entrou em pauta, mas não foi julgado.
Depois de um pedido de vistas do juiz Sebastião Ribeiro, os demais integrantes do Pleno decidiram votar aprovar, por maioria dos votos, as contas de campanha do chefe do Executivo Estadual.
A alegação dos juízes, contra a ação da coligação "Mato Grosso Melhor Pra você", encabeçada pelo empresário Mauro Mendes (PSB), é de que houve inconsistência das provas.
No decorrer da campanha eleitoral e depois do pleito, em outubro do ano passado, Silval Barbosa foi alvo de denúncias, sendo a maior delas sobre suposto abuso de poder econômico e compra de votos.
Sem comprovação de irregularidade, as ações são arquivadas pelo TRE.
|