A Gaviões da Fiel vai apresentar um jovem de 17 anos que seria o suposto autor do disparo de sinalizador que matou um torcedor boliviano durante partida da Copa Libertadores da América, na última quarta-feira. O rapaz não se entregou antes por temer represálias por parte da torcida do San José, segundo revelou o jornal Folha de S. Paulo.
Segundo o advogado da torcida organizada, Ricardo Cabral, o rapaz queria se entregar ainda na Bolívia, mas foi impedido pela direção da Gaviões, que se diz responsável por ele e queria evitar confusão.
— Apresentaremos o garoto de 17 anos na segunda como o autor do disparo do sinalizador. Ele ficou assustado, queria se apresentar na Bolívia. Mas, como os Gaviões são os responsáveis por ele apesar de a mãe autorizar a viagem, esperamos a chegada ao Brasil para apresentá-lo à polícia.
Após a tragédia, a polícia boliviana deteve 12 corintianos, que continuam presos por decisão judicial.
Com a apresentação do jovem, a Gaviões espera conseguir a libertação dos demais torcedores, entre eles alguns integrantes e líderes da agremiação.
A confissão do rapaz também deve mudar o rumo do caso na Justiça boliviana, que aceitou denúncia contra dois supostos autores do disparo: Cleuter Barreto Barros e Leandro Oliveira, vulgo Soldado.
Outros dez corintianos foram apontados como “cúmplices” de homicídio, de acordo com a promotoria boliviana que cuida do caso.
Entenda o caso
Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, foi atingido por um sinalizador de navio durante a partida entre San José e Corinthians, na última quarta-feira (20). O garoto teve o olho perfurado pelo artefato, que entrou em sua caixa craniana, causando morte instantânea.
Em busca de culpados, a policia boliviana deteve 12 corintianos, a promotoria indiciou dois como autores e dez como cúmplices pela morte.
A Conmebol, por sua vez, puniu o Corinthians vetando a entrada da torcida nos estádios até que o mérito da questão seja julgado pelo tribunal competente. O Timão recorreu e espera conseguir liberar os corintianos para ver o clube na Libertadores.