Um túnel de aproximadamente quatro metros de profundidade foi encontrado no corredor em um dos raios da Penitenciária Central do Estado (PCE), na madrugada desta segunda-feira (20). Além disso, grades serradas com materiais caseiros também foram identificadas pelos agentes da unidade. Não houve registro de fuga de presos no local.
Com a ajuda de cães farejadores, agentes penitenciários e policiais seguem com o procedimento de inspeção desde a última sexta-feira (17) na penitenciária. A vistoria é feita nos Raios 1 a 5. E com as irregularidades constatadas, as atividades serão intensificadas até o feriado de Tiradentes.
Segundo a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o túnel foi encontrado em um dos corredores do Raio 1. No local, os detentos circulam livremente durante o dia e são recolhidos somente à noite. Eles teriam utilizado tampas de potes de plástico para executar os trabalhos.
Também foram constatadas algumas grades danificadas, nos Raios 1, 2 e parte de uma cela no Raio 4. Esta última foi interrompida após os detentos perceberem a presença dos agentes. As peças foram retiradas pelos presos, com a ajuda de materiais caseiros, como acessórios de ventiladores, televisão, entre outros.
Ainda conforme a Sejudh, os presos foram retirados das devidas celas para a manutenção das irregularidades encontradas. O túnel foi concretado e as grades foram devidamente soldadas.
Todos os detentos que estavam alojados nestas celas são presos provisórios que aguardam o procedimento da justiça. O Processo Operacional Padrão (POP) foi desenvolvido pelo setor de inteligência da penitenciária, em parceria com as polícias Civil e Militar.