Por diversas vezes no ano o técnico do Santos, Enderson Moreira, teve que explicar o motivo da derrota do Peixe. Mas neste domingo, após bater o Vitória por 1 a 0 fora de casa, ele fez o inverso e justificou a razão do triunfo, já que resultado rebaixou o Leão da Barra e permitiu que o Palmeiras ficasse na primeira divisão do Brasileirão.
– O Santos entrou para vencer, como no campeonato inteiro. As competências que talvez faltam de um lado, sobram do outro. Um time não cai ou permanece na série A por causa de um jogo. As equipes que caíram não tiveram consistência na campanha e isso termina com o rebaixamento. O Santos fez o seu papel, fez um primeiro tempo muito bom e no final foi premiado com o gol e saiu com os três pontos – opinou o treinador alvinegro.
Sobre o Santos ter a possibilidade de ser determinante na situação do rival, que estava em 16º, enquanto o Vitória estava em 17º na tabela, o técnico santista afirmou que em nenhum momento o elenco do Peixe se preocupou com o jogo que acontecia ao mesmo tempo no Allianz Parque, e que terminou empatado em 1 a 1.
– Isso é uma coincidência. Poderíamos ter empatado o jogo, ou ter perdido e o Palmeiras ter feito o gol. Focamos no jogo e isso independe de qualquer situação. O Santos fez o papel dele, com seriedade e profissionalismo, sem ficar olhando para o lado e pensar o que é melhor para um ou para outro – concluiu.
Mesmo sem saber se permanece no clube em 2015, por conta das eleições, Enderson comemorou o fato de ter terminado a competição em nono lugar. Desde que assumiu o Santos, fez 20 jogos, sendo nove vitórias, oito derrotas e três empates no Brasileiro. No total foram 24 partidas, 11 triunfos, três empates e nove derrotas.