Taques se articula para tentar disputar presidência do Senado

Data:

Compartilhar:

O jornal "O Globo" publicou uma reportagem em que aponta as articulações do senador mato-grossense Pedro Taques (PDT) para disputar a presidência do Senado, contra o candidato do PMDB, Renan Calheiros.

Apesar de o PDT fazer parte da base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), a atuação de Pedro Taques no Senado se caracteriza pela independência em relação ao Governo Federal. Desse modo, ele quer se candidatar para marcar posição.

De acordo com o jornal, Taques contaria com a simpatia dos tucanos, e o senador Randolfe Rodrigues (PSOL) poderia retirar sua candidatura para apoiá-lo. Taques reuniria em torno de si independentes e oposicionistas.

Confira abaixo a reportagem da jornalista Fernanda Krakovics:

Pedro Taques quer disputar com Renan presidência do Senado


Integrante do grupo dos chamados independentes, o senador Pedro Taques (PDT-MT) está articulando sua candidatura à presidência do Senado contra o líder do PMDB, senador Renan Calheiros (AL). 

Se Taques conseguir reunir mais apoios do que o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), esse último retiraria seu nome do páreo. Senadores do PSDB estariam dispostos a votar no pedetista, mas teriam resistência a Randolfe.

"Estou conversando com senadores para ver se tenho apoios. O mais importante é termos um debate. Vivemos um momento de restauração do Senado"

As duas candidaturas, tanto a de Taques como a do senador do PSOL, seriam mais uma forma de protesto contra a eleição de Renan, que é praticamente certa. O líder do PMDB foi afastado do comando do Senado, em 2007, acusado de ter despesas pessoais pagas por um lobista de empreiteira.

– Eu quero ser candidato, mas não posso ser candidato de mim mesmo. Estou conversando com senadores para ver se tenho apoios. O mais importante é termos um debate. Vivemos um momento de restauração do Senado, independente de nomes – afirmou Taques.

Randolfe, que é do mesmo grupo de Taques – os chamados independentes – disse que não foi informado sobre a intenção do pedetista de disputar a presidência do Senado. O senador do PSOL continua em campanha.

– Eu conversei com o Pedro ontem (terça-feira) e ele não me disse nada. A minha candidatura está mantida. Eu conversei hoje com o senador Pedro Simon e estou contando que a candidatura está avançando. Se outro nome for colocado, avaliaremos – disse Randolfe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo