Taques diz em Sinop que incluiu RGA de 2017 dos servidores no orçamento e crise impede 11% este ano

Data:

Compartilhar:

O governador Pedro Taques (PSDB) afirmou que já incluiu no orçamento do ano que vem, 7,5% do Reajuste Geral Anual (RGA), que foi apresentado à Assembleia Legislativa. Ele respondeu, ontem à noite, questionamentos de policiais civis, que estão em greve (mas parte do efetivo está trabalhando), durante visita a 32ª Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial (Exponop) e se mostraram preocupados com o reajuste do próximo exercício.


Apesar de garantir o índice em 2017, Taques reforçou que o Estado não tem condições financeiras de conceder, agora, os 11,28% cobrados pelos servidores grevistas. “Esse RGA deste ano nós colocamos na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Na LOA (Lei Orçamentária Anual), que se apresenta em dezembro, não estava, mas é possível fazer apresentação de suplementação. Agora, na LDO (de 2017) que apresentei na semana passada para Assembleia,  está lá, 7,5%. Mas como vou saber a inflação do ano que vem? Tem que saber uma média, qual é o centro dela? 4,5%? 6%?  Por acaso no dia 9 de junho do ano passado, saberíamos que estaríamos nessa crise hoje?  Que o presidente seria Michel Temer, não a Dilma?  Vocês tinham noção disso? Ninguém tinha”, respondeu aos servidores.


O governo já apontou que apresentará à Assembleia um projeto de lei que prevê 6% para os servidores estaduais. Taques afirmou que a proposta já foi feita e agora será formalizada. Seria quitado em três parcelas, sendo a primeira de 2% de reajuste para o mês de setembro, a segunda de mais 2% para o mês de janeiro de 2017 e a última de 2% para março de 2017. “Se no Estado for pago o RGA (os 11% que os servidores pedem), atraso a folha de pagamento”, disse o governador.


O  Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem entendido que o pagamento do RGA é condicional à situação econômica do estado e, por isso, tem tornado os movimentos grevistas ilegais. Desde a última sexta-feira, três liminares foram concedidas em favor do Estado pela suspensão da greve.


Apesar disso, servidores da Saúde e investigadores da Polícia Civil decidiram, ontem, em assembleia, manter a greve considerada ilegal. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos da Saúde e do Meio Ambiente do Estado, Oscarlino Alves, criticou a falta de habilidade do governo em permitir que os servidores cruzassem os braços.

Fonte: Só Notícias/Weverton Correa (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PC ALERTA SOBRE GOLPE EM ANUNCIO DE VENDA DE CARROS PELA INTERNET

https://www.youtube.com/watch?v=_rCSh1yO0Ug

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo