Taques cumpre agenda nos EUA

Data:

Compartilhar:

nos Estados Unidos, o governador Pedro Taques (PDT) marcou o primeiro dia de agenda no país com reuniões junto aos representantes do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os encontros foram feitos em Washington, Capital do país norte-americano.

No Banco Mundial, o pedetista apresentou dados socioeconômicos de Mato Grosso, em especial os do agronegócio, com o objetivo de conseguir investimentos estrangeiros para o Estado. Além dele, participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, e a secretária-adjunta de Acompanhamento das Políticas e Programas de Desenvolvimento, Rita Chiletto.

Na ocasião, Taques destacou os indicadores mato-grossenses de desenvolvimento econômico, principalmente os voltados à sustentabilidade, ao potencial de mineração e à posição geográfica do Estado, considerada estratégica e que qualificaria Mato Grosso como um “corredor do ecoturismo”.

Foram destacadas ainda medidas que vêm sendo planejadas pela administração do pedetista, como as no sentido de implantar as Zonas de Processamento e Exportação (ZPE), bem como de investir na logística do Estado, com a pavimentação de rodovias por meio do programa Pró-Estradas.

Em meados de abril, quando anunciou à reportagem de A Gazeta que faria a viagem ao exterior, Taques explicou que a intenção era conseguir “dinheiro novo” para o Estado, tendo em vista que os recursos já disponíveis e previstos na Lei Orçamentária Anual de 2015 não devem ser suficientes para colocar em prática todas as propostas de seu governo.

Especificamente no caso da pavimentação das rodovias, o governador destacou que seriam necessários mais de R$ 12 bilhões para asfaltar todas as estradas de Mato Grosso, uma missão impossível, segundo ele, apenas com a verba arrecada pelo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) que, neste ano, tem a previsão de recolher cerca de R$ 900 mil.

Ainda neste sentido de conseguir investimentos dos bancos americanos, o governador e os secretários também apresentaram o programa Pró-Pantanal, lançado na semana passada, e que tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico, o turismo e a preservação ambiental da região.

Com os representantes do BID, Taques, Seneri e Rita discutiram a possibilidade de reativação do extinto programa BID Pantanal. A medida se daria por meio da obtenção de recursos alocados no início da década passada.

Atrativos em Mato Grosso

Taques deve permanecer até quarta-feira (13) no país, quando apresentará a empresários americanos e brasileiros os atrativos da economia mato-grossense para geração de negócios no seminário Lide Business Meeting, que será realizado no Harvard Club, em Nova York. Devem estar presentes também o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Na agenda do pedetista constam ainda visitas da comitiva de Mato Grosso à Universidade Columbia, a mais antiga instituição de ensino superior do estado de Nova York, e outras reuniões com fundos de investimentos e investidores. (Com informações da Assessoria)
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...