Os pacientes que fazem tratamento para dor crônica no SUS (Sistema Único de Saúde) passam a contar com mais um medicamento.
Idosos podem comprar remédios de uso contínuo a partir de R$ 10
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira que atualizou oProtocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas da Dor Crônica, lançado em 2002, e incorporou o medicamento gabapentina. A Portaria n° 1.083 traz a inclusão do medicamento, além de orientações aos profissionais quanto ao seu uso.
Governo amplia indicação do uso de antirretroviral
As diretrizes trazem critérios de diagnósticos, tratamento, controle e avaliação e é de caráter nacional e deve ser utilizado pelos profissionais de saúde para garantir o acesso e qualidade no atendimento aos pacientes.
O site do ministério explica que o medicamento gabapentina é utilizado no tratamento da dor neuropática — localizada em qualquer ponto de uma via nervosa por lesão ou disfunção de estruturas do sistema nervoso periférico ou central — e que não responde aos antidepressivos e antiepilépticos.
Os benefícios esperados são o alívio da dor, garantindo qualidade de vida aos pacientes. As medidas são resultados da consulta pública feita em 2011, que previa a atualização do protocolo clínico.