José Medeiros/Fotos da Terra |
A Justiça Federal de Mato Grosso determinou o retorno das Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Federal (PF) a Terra Indígena Marãiwatsédé, alvo de uma nova invasão. O pedido foi feito pelo Ministério Público Federal (MPF), que recebeu a denúncia, por partes de lideranças indígenas, de que aproximadamente 100 pessoas estão na localidade conhecida como Posto da Mata.
A determinação, assinada neste domingo (26) pelo juiz Jeferson Schneider, ocorre aproximadamente 1 ano depois de o MPF dar como concluída a retirada de não índios da área, uma reserva indígena. Segundo os procuradores, relatos do cacique Xavante Damião Paridzané dão conta que novos invasores estão na região.
“Não consegui chegar lá [no Posto da Mata] porque os posseiros fecharam a estrada. Todo mundo correu atrás da gente. Era muita gente [muitos invasores], umas 70, 100 pessoas. Quase me pegaram. Tive que fugir”, relatou o índio.
Na decisão, o magistrado determina às polícias que reforcem o efetivo na região, “estabelecendo barreiras de acesso à localidade conhecida como Posto da Mata, (…) assim como tomem outras medidas de segurança que entenderem necessárias, adequadas e proporcionais, tudo com o objetivo de evitar uma nova invasão”.
Caso se confirme a invasão, os policiais deverão identificar as lideranças e apreender os veículos e equipamentos utilizados para resistir e desobedecer à polícia. O MPF será comunicado para tomar as providências cabíveis na esfera penal, como requerer a prisão dos responsáveis pela invasão.