Uma missão da Suécia, formada por diplomatas, empresários e representantes do setor atacadista, desembarca em Mato Grosso no próximo dia 24 para fazer inspeções em plantas frigoríficos localizadas em Primavera do Leste e Diamantino (municípios situados a 231 e 208 km de Cuiabá). A missão deverá permanecer cinco dias no Brasil.
"Os suecos estão bastante interessados em comprar a carne dos produtores brasileiros, mas sobretudo dos mato-grossense", informa Francisco Costa, superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Mato Grosso, em entrevista , no final da manhã deste domingo.
Sem registrar nenhum caso de febre aftosa desde o começo da década de 90, Mato Grosso quer ampliar seus clientes na Europa para não ficar tão refém da Rússia, país que é o maior comprador da carne mato-grossense.
"Temos que ampliar nossas oportunidade de negócios com os europeus e o suecos estão muito interessados, o que é bom Ou seja: há um interesses mútuo, porque os produtores de Mato Grosso também querem novos clientes, e isso é muito positivo", acrescenta Costa.