STJ mantém prisão de advogado lobista em esquema na AL

Data:

Compartilhar:

GD


Preso na Operação Ventríloquo desde o dia 7 de agosto, o advogado Júlio César Domingues Rodrigues teve pedido de liberdade negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta segunda-feira (7). O pedido de liminar em habeas corpus impetrado por sua defesa foi negado pelo ministro relator do caso, Rogério Schietti Cruz, da 6ª Turma do STJ. Rodrigues é acusado de integrar um esquema de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, cujo prejuízo apontado pelo Ministério Público Estadual (MPE) é de R$ 9,5 milhões.

Rodrigues é apontado como lobista no esquema facilitando o desvio de recursos entre a Assembleia e o advogado Joaquim Fábio Mielli Camargo que representava o antigo Banco Bamerindus, hoje HSBC, e se apossou de valores que eram da instituição bancária. Os valores, segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), eram relativos a seguros que a Assembleia fez junto ao banco em nome de servidores.

Ele também é reu numa ação penal proposta pelo MPE acusado pelos crimes de peculato, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Na ação penal que tramita na 7ª Vara Criminal de Cuiabá sob a titularidade da juíza Selma Rosane Santos Arruda, magistrada que decretou as prisões preventivas dos investigados, também são réus: o ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, o ex-secretário-geral Luis Márcio Bastos Pommot e o ex-procurador geral da Casa, Anderson Flávio de Godoi.

Julio César ficou foragido por 1 mês até ser preso em São Paulo no dia 7 de agosto. Desde então tenta revogar a prisão preventiva. Durante a primeira audiência de instrução e julgamento da ação penal, no dia 23 de novembro, ele foi interrogado pela juíza Selma Rosane e pediu à magistrada que o colocasse em liberdade. Também ingressou com habeas corpus no Tribunal de Justiça de Mato Grosso e não obteve sucesso.

Dessa forma, sua defesa acionou o STJ ingressando com recurso semelhante no dia 2 deste mês. No entanto, o relator negou o pedido de liminar e agora a defesa tem 2 saídas: contestar a decisão monocrática do ministro no próprio STJ através de um agravo ou aguardar o julgamento do mérito do habeas corpus.

De acordo com a denúncia do Ministério Público, “no período compreendido entre os anos de 2013 e 2014 os investigados juntamente com parlamentares estaduais constituíram uma organização criminosa estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas com um único objetivo: saquear os cofres da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso”. O esquema envolveu a quitação de valores de um seguro contratado pela Assembleia Legislativa, na década de 90, junto ao antigo Bamerindus Companhia de Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...