Pelo menos 49 soldados ucranianos morreram neste sábado (14) quando o avião militar de transporte em que estavam fazia uma aterrissagem no aeroporto de Lugansk e foi derrubado pelos insurgentes pró-russos, segundo uma fonte oficial da Ucrânia.
“Atualmente, de forma preliminar, podemos falar de 49 mortos”, disse às agências locais o porta-voz do governo ucraniano para a operação antiterrorista contra os rebeldes, Vladislav Selezniov.
O avião Il-76 transportava soldados que deveriam substituir outros na operação antiterrorista lançada há dois meses por Kiev contra os separatistas no leste do país.
A agência ucraniana “TSN” informou que estavam a bordo do avião paraquedistas da 25ª Brigada Aerotransportada de Dnepropetrovsk e a tripulação.
Os combates no sudeste da Ucrânia aumentaram nos últimos dias após um breve parêntese durante a semana, motivado aparentemente pelos esforços diplomáticos para acabar com o conflito armado entre as forças governamentais e os separatistas.
O Ministério da Defesa da Ucrânia informou ontem que destruiu três unidades formadas por 40 separatistas nos arredores da cidade de Stepanovka, na região de Donetsk, na última quinta-feira.
Copyright Efe – Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe