O esquema ofensivo de Mano Menezes não foi o suficiente para que a seleção brasileira superasse a Holanda, algoz da Copa do Mundo na África do Sul. Com Neymar, Robinho e Fred responsáveis pelo ataque, a equipe canarinho não conseguiu marcar e ficou no 0 a 0 no amistoso deste sábado (4), em Goiânia.
Melhor na partida, a seleção brasileira teve algumas oportunidades de marcar, principalmente com Neymar, que chegava com velocidade, mas não foi eficiente na hora de colocar a bola para dentro da meta. O time de Mano ainda sofreu uma baixa: assim como a equipe que disputou o Mundial, na Àfrica, perdeu um jogador por expulsão. Ramires levou o cartão vermelho após cometer falta em Robben e deixou o Brasil com um a menos.
Veja imagens do amistoso
Agora, o Brasil se prepara para o próximo amistoso, que acontece na terça-feira (7), contra a Romênia, que marca a despedida de Ronaldo Fenômeno da seleção. A partida será realizada no Pacaembu.
O Jogo – O primeiro tempo começou com pouca velocidade e as duas equipes se conhecendo. Foi somente aos 11min que o time de Mano Menezes levou perigo ao gol holandês com Neymar, que tocou para Robinho, que passou para Ramires tocar para as redes e marcar. O árbitro, no entanto, anulou o gol, pois o camisa 8 brasileiro estava impedido.
Aos 20min foi a vez da Holanda chegar com perigo. Strootman foi acionado na esqeurda, cruzou para Van Persie que tocou de cabeça para Affelay. O atacante recebeu a bola e chutou. Julio Cesar, com os pés, fez ótima defesa, impedindo o gol.
O Brasil voltou a checar com perigo aos 26min, com Robinho, que fez jogada individual pela direita, tocou para Neymar, que invadiu a área, tentou se livrar do marcador e arriscou o chute. A bola passou à esquerda do goleiro holandês, sem assustar o arqueiro holandês.
Dois minutos depois, a Holanda chega ao ataque. Affelay recebeu na entrada da área, mandou um chute forte, mas Julio Cesar cai e faz boa defesa. Aos 30min, Neymar aproveitou um contra-ataque e partiu pela esquerda, Van der Wiel deu um carrinho. O santista se jogou simulando falta e conseguiu que o holandês levasse um cartão amarelo.
A seleção brasileira só voltou a arriscar aos 34min, de longa distância, com um chute forte de Ramires, de fora da área, mas a bola passa à esquerda do goleiro holandês. Com mais chances de abrir o placar, o Brasil tentou de todas as formas marcar, mas não conseguiu no primeiro tempo.
Na segunda etapa, o time brasileiro voltou mais ofensivo. Mano Menezes não fez alterações na equipe, mas a postura foi bastante diferente. Logo no primeiro minuto, Neymar recebeu toque longo, invadiu a área, passou pela marcação e tocou na saída do goleiro, que deu um toque na bola e evitou o gol do Brasil.
A partir dos 10min, a seleção brasileira começou a pressionar a equipe da Holanda. Aos 11min o Brasil perdeu uma chance clara de gol. Dentro da área, o zagueiro Thiago Silva chutou de frente para a meta, mas o defensor holandês travou a bola e mandou para escanteio. No minuto seguinte, Lucio arriscou de muito longe, uma bomba, mas o goleiro holandês fez boa defesa.
Logo depois, Robinho fez boa jogada, passou pela defesa e chutou. A bola bateu nos pés do goleiro holandês e quase entra, mas o zagueiro apareceu para cortar e impedir que Fred conseguisse marcar.
Sem conseguir chegar ao gol, Mano aproveitou para fazer mudanças no time. Aos 18min colocou o garoto Lucas no lugar de Elano. Aos 29, pôs Leandro Damião e Elias para atuar nas posições de Fred e Robinho, respectivamente.
Restando 15 minutos para o fim, a Holanda equilibrou a partida e, aos 34min, conseguiu ficar em vantagem numérica. Ramires fez falta em Robben e foi expulso pelo árbitro. Coincidentemente, o holandês foi o mesmo que ‘tirou’ Felipe Melo do jogo decisivo na Copa do Mundo.
Confira também
Após a expulsão, o time brasileiro diminuiu o ritmo, ficou mais nervoso em campo e viu o árbitro distribuir cartões amarelos por causa das faltas. Neymar foi advertido por simulação, Lucio por reclamação.
Diferente do time que começou o segundo tempo pressionando e mostando que podia vencer, a equipe terminou o jogo apenas tocando a bola. Ao final da partida, os jogadores foram vaiados pela torcida presente no estádio e sairam de campo aos gritos de "timinho".
FICHA TÉCNICA
BRASIL 0 X 0 HOLANDA
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: 4 de junho de 2011, sábado
Horário: 16h10 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Amarilla (Paraguai)
Assistentes: Rodney Aquino e Cesar Franco (ambos do Paraguai)
Público: 31.019 pagantes (total de 36.449)
Renda: R$ 3.120.625,00
Cartões amarelos: Ramires, Daniel Alves, Lucas, Lúcio e Neymar (Brasil); Van der Wiel e Heitinga (Holanda)
Cartão vermelho: Ramires (Brasil)
BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva e André Santos (Adriano); Lucas Leiva (Sandro), Ramires e Elano (Lucas); Neymar, Fred (Leandro Damião) e Robinho (Elias)
Técnico: Mano Menezes
HOLANDA: Krul; Van der Wiel (Boulahrouz), Mathijsen, Heitinga e Pieters; De Jong (Maduro), Strootman (Schaars) e Affelay; Robben, Van Persie (Huntelaar) e Kuyt (Elia)
Técnico: Bert van Marwjik