São Paulo e Ceará iniciam busca por título inédito

Data:

Compartilhar:

 

Quando terminou 2010 sem vaga na Libertadores pela primeira vez após sete anos, o São Paulo se motivou para esta temporada com a chance de se classificar para o principal torneio das Américas com um título inédito para o clube. Depois da frustração na Copa do Brasil, o time inicia às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira (10), contra o Ceará, em Fortaleza, a luta pelo antes desprezado troféu da Copa Sul-americana. 

O Tricolor paulista nunca deu tanto valor à disputa como nesta edição. Pela primeira vez, a equipe estará na competição com a possibilidade de estar na Libertadores caso seja campeão. Por isso, Adilson Batista, em meio a desfalques, não pretende poupar ninguém e já se cogita até priorizar o torneio em fases mais avançadas. 

Apesar de estar em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, a dois pontos do líder Flamengo, o próprio elenco admite ser mais fácil ganhar a Sul-Americana do que, com um elenco carente de zagueiros e centroavantes, se manter entre os primeiros colocados da liga nacional e se garantir na Libertadores de 2012. Por isso, o clube que já é tricampeão da Libertadores e vencedor da Conmebol busca outro título internacional. 

O discurso, contudo, ainda é de dar tanto valor aos dez jogos que podem ser feitos na Sul-americana quanto aos 23 que restam no Brasileiro. O treinador Adilson Batista tenta transmitir a confiança ao desfalcado elenco.

– Vamos entrar na Sul-Americana com o intuito de ser campeão, assim como no Campeonato Brasileiro. Temos time para ser campeão da Sul-americana, que é um caminho mais curto para na Libertadores de 2012, com menos jogos. Vai ser uma correria também no Campeonato Brasileiro e vamos ter que saber disputar as duas competições ao mesmo tempo. 

A equipe, ainda convivendo com muitas ausências, terá que provar as palavras do defensor. Adilson optou por não inscrever Ilsinho, Zé Vitor, Dener, Willian José e Henrique. Dos 25 registrados para o torneio, oito não estão á disposição para enfrentar o Ceará: Xandão, Luiz Eduardo, Luis Fabiano e Rodrigo Caio, machucados, Lucas, que está na seleção brasileira, Casemiro e Bruno Uvini, que disputam o Mundial sub-20, e o goleiro Léo, que não foi relacionado para viajar ao Nordeste. 

Rivaldo, contudo, volta à equipe, assim como Piris, que estava suspenso na vitória sobre o Avaí, no domingo (7), pelo Brasileiro. Adilson só não anunciou quem substituirá Lucas. Cícero, autor dos dois gola da virada em Florianópolis, sai na frente em disputa com Marlos e Fernandinho. 

Escolha à parte, a confiança é de que é possível superar a melhor campanha são-paulina no torneio, em 2003, quando foi eliminado pelo River Plate nas semifinais, nos pênaltis. 

Já o Ceará tenta estrear na competição já como surpresa. Irregular no Brasileirão, o time de Vagner Mancini acredita que pode surpreender em uma disputa eliminatória, como fez na Copa do Brasil – superou o favorito Flamengo e chegou às semifinais. 

Para encarar o São Paulo, o Vovô não contará com o goleiro Fernando Henrique, o lateral esquerdo Vicente e o volante João Marcos, machucados, e o meia Thiago Humberto, afastado por problemas internos. A única dúvida de Mancini é se escala Felipe Azevedo, em um trio de atacantes, ou opta pelo armador Enrico. 

O volante Michel afirmou que a equipe está mais preparada para enfrentar o Tricolor do que na derrota por 2 a 0, em Fortaleza, pelo Brasileiro há quase dois meses. 

– O Felipe Azevedo ajuda mais a marcar, é mais forte. O Enrico é mais técnico e com qualidade para enfiar a bola. Vai depender de como o São Paulo vai se armar para nos enfrentar.

FICHA TÉCNICA 
CEARÁ-CE X SÃO PAULO-SP 

Local: Estádio Presidente Getúlio Dornelles Vargas, em Fortaleza (CE) 
Data: 10 de agosto de 2011, quarta-feira 
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-DF) 
Assistentes: Dibert Pedrosa Moises e Rodrigo Pereira Jóia (ambos Fifa-RJ) 

CEARÁ: Diego; Boiadeiro, Fabrício, Diego Sacoman e Egídio; Heleno, Michel, Rudnei e Felipe Azevedo (Enrico); Osvaldo e Roger 
Técnico: Vagner Mancini 

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Piris, João Filipe, Rhodolfo e Juan; Denilson, Carlinhos Paraíba, Wellington e Rivaldo; Cícero (Marlos ou Fernandinho) e Dagoberto 
Técnico: Adilson Batista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas