A gastrite nervosa
Confira algumas dicas alimentares para quem tem gastrite.
O que é gastrite nervosa
O termo “gastrite” é usado para se referir a um distúrbio do aparelho digestivo expresso pela presença de inflamação no epitélio de revestimento estomacal. O problema pode ser agudo, com surgimento repentino, ou crônico, de evolução mais arrastada e sintomas frequentes.
Existem alguns tipos específicos de gastrite
O exame mais indicado e capaz de ajudar no diagnóstico é a endoscopia, considerada o padrão ouro para avaliação do trato gastrintestinal e detecção de lesões. No caso da gastrite nervosa, esse exame não dá alterado.
Sintomas de gastrite
Para identificar o problema e instituir o tratamento adequado, é necessário conhecer mais sobre a apresentação clínica da doença. Os principais sintomas de gastrite aguda são:
- Dor repentina em região epi ou mesogástrica, classicamente do tipo queimação;
- Náuseas e vômitos que costumam durar por dois dias ou enquanto o paciente fizer uso de medicações como anti-inflamatórios ou antibióticos, que agridem a mucosa gástrica;
- Plenitude epigástrica;
- Piora do quadro de dor mediante ingestão de determinados alimentos, como café e refrigerantes.
Tratamento contra gastrite
O tratamento para a gastrite
Saiba quais os alimentos são capazes de piorar o quadro de gastrite.
A gastrite é um problema relativamente comum, que ser causado por inúmeros fatores, como infecção gástrica, consumo de determinados alimentos e até mesmo fatores psicossomáticos, como é o caso da gastrite nervosa. O processo pode ser agudo ou crônico, mas é necessário procurar orientação médica para seja realizado o melhor tratamento.