Silval convida e Eder vai aceitar assumir a Agecopa

Data:

Compartilhar:

 

Uma reunião de sete horas não foi suficiente para a Assembleia Legislativa e governo do Estado fechar consenso em torno do nome que presidirá a Agecopa (Agência Estadual de Execução de projetos para a Copa do Mundo). O anúncio deverá ocorrer na segunda-feira (18).

Ao final, o governador Silval Barbosa (PMDB) confirmou que houve um convite ao secretário chefe da Casa Civil, Éder Moraes, porém, rechaçou a possibilidade de acúmulo de cargos. "Já avisei que isso não será permitido no meu governo. Está descartada a possibilidade de qualquer acúmulo de função".

O chefe do Executivo sinalizou que a possibilidade de Éder Moraes acumular cargos seria prejudicial na relação com partidos da base aliada. "Somos um grupo, temos nomes qualificados para assumir qualquer cargo no governo. A escolha de um presidente da Agecopa será feita na próxima semana. De qualquer forma, Yênes Magalhães é uma pessoa competente e vai continuar  na Agecopa ocupando a diretoria de Planejamento".

Avaliação

O secretário chefe da Casa Civil, Éder Moraes, assegurou que dará uma resposta na segunda-feira (18) a respeito do convite para presidir a Agecopa. "Tenho que conversar com minha família, a Assembleia Legislativa e os diretores da Agecopa que são partes envolvidas neste processo".

Um dos motivos que leva a assumir a Agecopa é a possibilidade de contribuir mais com o Estado. "Será uma oportunidade única de ajudar Cuiabá. Não estou preocupado com política de 2012 ou 2014, mas, trabalhar para conclui essas obras que representam um desenvolvimento de 40 anos em 4".

Mesmo após consultar a Procuradoria Geral do Estado (PGE) e não identificar ilegalidade no acúmulo das funções, Éder Moraes descarta a possibilidade de permanecer na Casa Civil e Agecopa ao mesmo tempo.

Nos bastidores, comenta-se que ao longo da reunião os parlamentares aprovaram o nome de Éder Moraes para presidir a Agecopa. No entanto, pressionaram fortemente para impedir a duplicidade de função.

"É uma decisão do governador que já está tomada e vou respeitar. Também não vou indicar ninguém para a Casa Civil. A nomeação pertence exclusivamente ao governador".

Aval do Legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PP), considerou positiva a longa reunião com o Executivo afirmou que não há restrição dos parlamentares em relação ao nome de Éder Moraes para presidir a Agecopa.

"A conversa foi muito positiva pelo fato de o governador Silval Barbosa conduzir o diálogo. O nome do Éder Moraes tem total aprovação porque já mostrou competência atuando em setores estratégicos do Estado", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas