O governador Silval Barbosa (PMDB) deve reassumir hoje o comando do Palácio Paiaguás. O retorno da viagem à Rússia estava previsto para ontem à noite. Governador em exercício, Chico Daltro (PP) fará exposição de balanço relativo a 12 dias em que esteve à frente da administração estadual. "Foi um período positivo em que demos andamento aos trabalhos instituídos pelo governador Silval Barbosa".
Aproveitará a oportunidade para repassar informações sobre as atividades realizadas em vários municípios, onde foram firmadas parcerias do Executivo com as gestões municipais. Entre as ações delineadas em setores como o da saúde e infraestrutura, teve destaque o apoio para a educação.
Daltro entregou ontem para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, do mesmo partido, projetos de lei que beneficiam a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). As mensagens foram assinadas em reunião realizada no Palácio Paiaguás, em reunião que contou com representantes da Instituição de ensino. As propostas visam assegurar a regulamentação da atuação das fundações de ensino, com ênfase para a Fundação de Apoio ao Ensino Superior.
O governador em exercício considerou ainda cenário favorável em relação as ações discutidas com prefeitos do Estado, por meio de reuniões coordenadas pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Os gestores pedem mais apoio do Executivo para garantir maior repasse de receita para as gestões públicas nas cidades. Daltro se coloca como via para intermediar atendimento ao pleito. Silval deverá receber dos prefeitos proposta que prevê mudanças sobre o índice de distribuição do ICMS aos municípios. Os gestores devem contar com apoio de deputados da Assembleia Legislativa, como de Riva, para discutir o assunto com o governo.