O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, esteve entre os líderes que assistiram, esta tarde, no 13º Fórum de Líderes do Setor Público da América Latina e Caribe, em Washington, (EUA), à estreia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como palestrante internacional. Ele falou no 13º fórum de líderes da América Latina, promovido pela Microsoft. Lula destacou as ações de sua gestão como presidente nas áreas da educação, saúde, dos avanços sociais, como a implantação do Bolsa Família, e de política externa. Fez balanço dos oito anos de seu governo e – como não poderia deixar de ser – disse que um dos momentos mais tensos que passou na presidência foi durante a crise financeira internacional, no final de 2008, quando foi praticamente "achincalhado" quando disse que a crise no Brasil seria uma "marolinha".
Lula conversou também com autoridades econômicas para alavancar parcerias para o Instituto Lula, em que pretende desenvolver ações de combate a fome no continente africano. Para o governador Silval Barbosa ao final cumprimentou o ex-presidente pela participação, "é importante ver o ex-presidente sendo ouvido por uma plateia atenta e respeitosa, o que demonstra a importância do Brasil no contexto internacional". O ex-presidente conversou com Silval sobre aspectos econômicos e políticos nacionais.
Além de fórum, Silval também teve audiências com presidentes do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Luís Alberto Moreno, a presidente do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), Luís Alberto Moreno, o presidente da Motorola, Sanjay Jha, e investidores, apresentado as potencialidades do Estado no agronegócio, turismo, mineração e demais setores. Silval também expôs que Cuiabá é uma das sedes do mundial de futebol de 2014.
Silval retorna sexta-feira a Cuiabá.