A inauguração aconteceu nesta segunda feira (11), a nova sede tem o que há de mais moderno para atender os seus Associados. Agora são 10 caixas eletrônicos, espaço Pessoa Jurídica, Produtor Rural e pessoa física.
Uma das inovações são os caixas que trás como proposta a privacidade do cliente. Ja na parte operacional, salas arquitetadas especificamente para cada função, auditório e sala de reuniões.Tudo isso distribuídos em 3 andares, ligados por um moderníssimo elevador.
Historia.
O Sicredi alcançou a marca de três milhões de associados em abril
de 2015. Eles estão distribuídos em 11 Estados brasileiros, 90% são pessoa
física – 69% do meio urbano e 21% do meio rural – e 10% são pessoa jurídica. A
conquista representa um crescimento de 94,6% da base nos últimos sete anos. No período de março de 2009 a
março de 2015, os ativos totais da instituição
financeira cooperativa cresceram 255%, de R$ 13,7 bilhões para R$ 48,6 bilhões.
Em sobras líquidas, o aumento foi de aproximadamente 316%, de cerca de R$ 268
milhões em 2009 para R$ 1,1 bilhão em 2014.
A instituição tem como diferencial um modelo de gestão que
valoriza a participação, onde os associados votam e decidem os rumos do
negócio. “São três milhões de pessoas que têm suas vidas financeiras vinculadas
ao Sicredi, atraídas pela possibilidade de gerar crescimento coletivo. Todos
são donos do negócio. O voto de cada um tem peso igual nas decisões,
independentemente do volume de recursos aplicados”, explica o CEO do Banco
Cooperativo, da Confederação e da Fundação Sicredi, Edson Georges Nassar.
Atualmente, o Sicredi tem um
portfólio de mais de 300 produtos e serviços, que carregam os valores do
cooperativismo e fortalecem a economia da região. “O associado usa os produtos
e serviços, investe na sua cooperativa, ela se desenvolve e fica mais forte.
Assim, pode financiar mais atividades de outros associados, gerando renda. Com
a cooperativa mais forte, os resultados distribuídos são ainda maiores”,
acrescenta Nassar.
Permanentemente, o grau de satisfação dos associados com os
serviços, atendimento, produtos e canais de atendimento é acompanhado pelo
Sicredi por meio da Pesquisa NPS. A metodologia utilizada, Net Promoter Score
(NPS), propõe aos entrevistados a pergunta: “Você recomendaria o Sicredi a um
amigo ou familiar?”. Nos últimos 12
meses, foram ouvidos 113.866 associados, e cerda de 66,8% são considerados
promotores, pois recomendariam a instituição com uma nota 9 ou 10, o que
gera um índice de satisfação de 60%.
Para formar e engajar os associados,
o Sicredi também dedica uma ampla estrutura. No programa Crescer, são
discutidos os princípios e valores do cooperativismo, além de apresentar o modo
de operação e os produtos e serviços. Em 2014, 25 mil associados passaram pela
formação do Crescer. O processo de
gestão participativa, estruturado no programa Pertencer, concretizou-se na
realização de 1.354 reuniões de núcleo, reunindo um total de 260.851 pessoas, o
equivalente a 10,38% (considerando uma base de 2.513.263 – número de associados
quando ocorreram as reuniões de núcleo). Organizados em núcleos ligados às
unidades de atendimento, os associados exercem o direito e o dever de planejar,
de acompanhar e de decidir os rumos da cooperativa nas reuniões e assembleias.
Campanha
Para comemorar a conquista, o Sicredi está lançando a campanha “3
Milhões de Associados”. Desenvolvida pela agência Morya Porto Alegre, destaca
que a instituição financeira cooperativa não tem três milhões de clientes, mas
de associados, donos do negócio. O Sicredi é feito por eles e para eles.
A relação é demonstrada no layout, que mostra milhares de nomes de
associados. Os nomes são uma forma de representar a individualidade de cada um
dos três milhões de associados e a união deles formando a chamada de
agradecimento mostra a sua força. Uma metáfora visual que transmite o conceito
desejado e torna a peça esteticamente atraente.
Sobre o Sicredi
O
Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 3 milhões de
associados e 1.349 pontos de atendimento, em 11 Estados* do País. Organizado em
um sistema com padrão operacional único conta com 97 cooperativas de crédito
filiadas, distribuídas em quatro Centrais Regionais – acionistas da Sicredi
Participações S.A. – uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que
controla uma Corretora de Seguros, uma Administradora de Cartões e uma
Administradora de Consórcios.
Veja o Vídeo.