Sema define se prorroga proibição de queimadas no dia 14

Data:

Compartilhar:

Jéssica Moreira/GD


A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) ainda analisa a solicitação encaminhada pelo Comitê Estadual de Gestão do Fogo para definir a data de prorrogação do período proibitivo de Queimadas em Mato Grosso.

A justificativa para o pedido é a situação crítica provocada pela estiagem e as inúmeras ocorrências de queimadas urbanas e rurais. O anúncio oficial da nova data será feito na tarde da próxima segunda-feira (14).

A secretária do Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, avalia se a proibição seguirá até o dia 30 de setembro ou 5 de outubro. O período oficial teve início em 15 de julho e terminaria em 15 de setembro em todo Estado.

Durante a proibição quem for pego ateando fogo em áreas rurais será enquadrado na legislação sobre crime ambiental, com pena de seis meses a quatro anos de prisão mais pagamento de multa que varia entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil por hectare.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que de 1º de janeiro a 7 de setembro de 2015, o Estado registrou 13.191 focos de calor. Nas últimas 48 horas Mato Grosso registrou mais de 300 focos nos 141 municípios.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas