Sem reagentes para exames, começa a faltar sangue no MT Hemocentro

Data:

Compartilhar:

Pode faltar sangue no Estado nos próximos dias. Isso porque, segundo funcionários do Hemocentro de Mato Grosso, há mais de 15 dias o local não recebe material de trabalho como os reagentes, por exemplo, e alguns serviços não estão sendo feitos.

Segundo o servidor Otto Ten Caten, sem os reagentes mais de 300 bolsas estão paradas sem que a instituição possa liberá-las para a doação, já que os testes de compatibilidade e outros de imunopatologias não têm como ser realizados.



“Se algum cidadão precisar hoje de sangue tipo O Positivo ou O Negativo na rede pública de saúde, não tem mais. Temos mais de 300 bolsas paradas e sem reagentes pra fazer os testes não temos como liberar”, revelou.

Por meio da assessoria de imprensa a Secretaria de Estado de Saúde (SES) admitiu a falta dos reagentes e disse que um pregão foi aberto para compra desses materiais, mas que ainda não foi concluído. Diante da situação emergencial, parte dos materiais será comprada para que a situação se normalize até a conclusão do pregão.

A SES publicou no Diário Oficial do Estado que circulou nesta quarta-feira o edital de chamamento para concessão da administração do MT Hemocentro para gestão de Organização Social de Saúde (OSS).

Em protesto contra o chamamento, os funcionários decidiram que na próxima quarta-feira (19) começarão a recolher assinaturas para uma Lei de Iniciativa Popular que visa proibir que o Estado passe a gestão da saúde para as OSS. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas