Santos encara Fluminense para reduzir distância do líder e continuar sonhando com o título

Data:

Compartilhar:

Da Gazeta Press

 

RICARDO SAIBUN / Gazeta PressRICARDO SAIBUN / Gazeta Press

Marcelo Martelotte colocará um Santos desfalcado em campo contra o Flu


 
Publicidade

Campeão paulista e da Copa do Brasil, o Santos se nega, apesar da distância de 13 pontos para o líder Fluminense (52 a 39), a "jogar a toalha" na briga pelo título brasileiro. Sétimo colocado do Brasileirão, o Peixe sabe que, para continuar nessa disputa, nada melhor do que derrotar o próprio Tricolor carioca, em partida que acontece nesta quarta-feira (6), às 19h30 (horário de Brasília), no Engenhão, no Rio de Janeiro.

O goleiro Rafael, por exemplo, é um dos jogadores santistas que mais acredita numa reação da equipe dentro do campeonato, a partir desse duelo com o Fluminense. 

– Esses confrontos diretos são importantes para nós e o time tem condições de vencer. Sabemos que, ganhando, podemos encostar na liderança. Todas as equipes vão ter jogos difíceis pela frente. Temos condições de brigar pelo título, com três ou quatro vitórias seguidas.

Mas, para esse importante compromisso, o técnico interino alvinegro, Marcelo Martelotte, teve de lidar com uma série de desfalques para montar o time que irá entrar em campo diante do líder do campeonato.

Em relação ao último confronto, o treinador perdeu três jogadores que foram titulares no clássico contra o Palmeiras, que terminou empatado por 1 a 1, no último sábado (2), na Vila Belmiro. O zagueiro Edu Dracena, com um edema no joelho direito, o meia Marquinhos, com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda, e o centroavante Marcel, com lesão de grau 1 no músculo adutor da coxa esquerda, foram vetados pelo departamento médico do clube.

Além de Dracena, Marquinhos e Marcel, Martelotte também não terá a sua disposição diante dos cariocas outros atletas que seguem lesionados, casos do zagueiro Bruno Aguiar, do volante Rodriguinho, do meia Madson e do atacante Keirrison. O goleiro Felipe, que seria o reserva neste jogo, sofreu uma entorse no joelho direito no último treinamento do Santos e está entregue ao departamento médico. Ele sequer viajou para o Rio de Janeiro.

Com tantos desfalques, o técnico interino terá que recorrer até a jogadores que pouco vinham atuando, caso do zagueiro Vinícius Simon, que será o substituto de Edu Dracena. No meio, será a vez do jovem Alan Patrick, autor do gol santista no clássico com o Verdão, mostrar que tem condições de assumir a camisa 10 do Peixe. Além disso, Zé Eduardo irá substituir Marcel, formando a dupla de ataque da equipe com Neymar.

Mesmo com tantos problemas, Marcelo Martelotte confia que os substitutos dos desfalques de seu time vão dar a resposta esperada por ele dentro de campo, ajudando o Alvinegro Praiano a superar as dificuldades no duelo com o Fluminense.

– O que passo a esses jogadores que vão jogar, diante de uma situação como essa, é que alguns deles vão ter a oportunidade da vida e precisam abraçá-la da melhor maneira possível. Quero que eles vejam essa chance como única. Eles vão ter a oportunidade de mostrar o futebol deles. Então, acho que isso motiva o grupo de trabalho. Além do que, esse jogo vale muito para os dois clubes.

Faltando onze rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Fluminense lidera com 52 pontos, três a mais que o segundo colocado Corinthians, que tem um jogo a menos. Depois do empate por 1 a 1 com o Grêmio Prudente, os cariocas sabem da importância de um triunfo em casa.

Como uma espécie de corrida de carros, o Tricolor carioca sabe da importância de dar passos rumo ao título. Por isso mesmo, a ordem é não perder pontos atuando no Rio de Janeiro, como comentou o goleiro Rafael.  

– Sabemos que a liderança é muito importante neste momento da competição, mas ela não nos garante nada. Por isso mesmo precisamos continuar no ritmo que estamos conseguindo impor, principalmente quando atuamos em nossa casa. O confronto diante do Santos é difícil, teremos um rival de muita qualidade e por isso mesmo que a vitória será um grande passo.
 
 

Seguindo orientação do técnico Muricy Ramalho, os jogadores do Fluminense também estão procurando evitar os erros que possam colocar o título em risco. Por isso mesmo, o zagueiro Gum não cogita a hipótese de minimizar o Santos, que parece distante da luta pelo título e, portanto, sem grandes objetivos na temporada. Isso porque o Peixe não corre risco de rebaixamento e já está assegurado na próxima Copa Libertadores.

– O Santos tem potencial e devemos encarar todos os adversários que estão entre os primeiros colocados como concorrentes diretos. Além disso, pelo fato de estarmos na liderança, somos sempre mais visados, pois todos querem vencer o líder. Não nos iludimos esperando nenhuma facilidade.

Para este jogo, o Fluminense tem problemas. O lateral direito Mariano será uma ausência, já que está servindo à seleção brasileira nos amistosos contra Irã e Ucrânia. Com isso, o recém-contratado Marquinhos será titular. Outro desfalque é o meia brasileiro naturalizado português Deco, substituído no empate contra o Grêmio Prudente por conta de uma fisgada na parte posterior da coxa direita. Marquinho ocupa seu lugar. Já o zagueiro Leandro Euzébio retorna após cumprir suspensão no empate de sábado e vai ocupar o posto de André Luis. O atacante Fred, livre da série de lesões na panturrilha esquerda, foi relacionado e começa a partida no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE x SANTOS


Local: Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 6 de outubro de 2010, quarta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (DF)
Assistentes: Enio Ferreira de Carvalho (DF) e Marrubson Freitas (DF)

FLUMINENSE: Rafael; Marquinhos, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Valencia, Diogo, Marquinho e Darío Conca; Rodriguinho e Washington
Técnico: Muricy Ramalho

SANTOS: Rafael; Pará, Vinícius Simon, Durval e Léo; Roberto Brum, Arouca, Danilo e Alan Patrick; Neymar e Zé Eduardo
Técnico: Marcelo Martelotte

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas