Santos e Atlético duelam na Copa do Brasil

Data:

Compartilhar:

  •  
  •  
  •  

 

Rubens Chiri/Perspectiva/AEFoto por Rubens Chiri/Perspectiva/AE
Atleticanos reclamam de exagero na comemoração do título por santistas

 
Após conquistar o Campeonato Paulista de forma dramática, perdendo por 3 a 2 para o Santo André, com dois jogadores a menos (oito contra dez), o Santos já volta as suas atenções a seu principal objetivo neste primeiro semestre: a Copa do Brasil. E para avançar às semifinais da competição, o Peixe terá que superar o Atlético-MG, nesta quarta-feira (5), às 21h50 (horário de Brasília), na Vila Belmiro.

Cosme: Santos, o time mais prepotente do país

Só que para chegar às semifinais da competição nacional, os santistas terão de reverter a vantagem construída pelo Galo, no duelo da última quarta, no Mineirão. Naquela oportunidade, os atleticanos derrotaram o Alvinegro Praiano por 3 a 2 e agora têm a vantagem de poder empatar para seguir adiante no torneio. Além disso, uma derrota simples, desde que consiga marcar três ou mais gols na casa do adversário, coloca os mineiros nas semifinais da Copa do Brasil (4 a 3, 5 a 4 e assim por diante).

Já para o Santos, só resta uma alternativa: ganhar. Uma vitória por 1 a 0, 2 a 1, ou por dois gols de diferença garantem a equipe na próxima etapa do campeonato. Um triunfo santista por 3 a 2 leva a decisão da vaga para os pênaltis.

Por isso, nem mesmo o pouco tempo para descansar e trabalhar, tendo disputado a final do Paulista no último domingo, desanimam os santistas. O técnico Dorival Júnior afirmou que o time estrará concentrado para o jogo.

 

– Vamos tentar nos recompor rapidamente da decisão que tivemos no domingo e vamos entrar em campo, concentrados, para tentar reverter essa vantagem do Atlético-MG. Jogaremos em casa e vamos buscar com toda a intensidade possível o melhor resultado.

Ao contrário do primeiro duelo, em Belo Horizonte, o treinador poderá contar com força máxima diante do Atlético-MG. O lateral esquerdo Léo (com dores musculares) e o atacante Neymar (com um problema na íris do olho direito), que não participaram do jogo no Mineirão, estão à disposição de Dorival. 

 

Da mesma forma, o meia Wesley, que cumpriu suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo na final do Paulistão, contra o Santo André, tem a sua presença confirmada para a partida de volta contra os mineiros.

No entanto, a grande atração do confronto fica mais uma vez para o reencontro do técnico atleticano, Wanderley Luxemburgo, com os 'Meninos da Vila'. E o clima esquentou de vez após a provocação do elenco do Peixe na comemoração do título paulista, no último domingo, na Vila Belmiro. Acompanhado por seus colegas de equipe, o atacante Robinho puxou o coro: "Ô Wanderley, pode esperar, a sua hora vai chegar".

A provocação não foi bem recebida pelo treinador atleticano. O atacante Diego Tardelli também não gostou. No Alvinegro Praiano, os jogadores preferiram destacar que tudo não passou de uma brincadeira, como afirmou o meia Marquinhos.

– A gente não precisa de provocação para chegar às semifinais. No Campeonato Paulista, o Luxemburgo também falou que a gente não ia passar pelo São Paulo, que a garotada ia tremer. Mas não guardamos mágoa dele. A nossa motivação para ir às semifinais está em vestir a camisa do Santos. Por causa disso, o nosso pensamento para esse jogo é ganhar a partida. Espero que, dentro de campo, nós possamos merecer a classificação. 

Do lado do Atlético-MG os jogadores estão bastante motivados. Empolgados com o título do Campeonato Mineiro, conquistado no último domingo, e com a vitória no primeiro confronto contra o Peixe, os atleticanos viram nas provocações do time do Santos uma razão a mais para se animarem com o duelo. o volante Zé Luisfoi um dos que reclamaram da postura dos jogaadores santistas.

"Isso é falta de respeito com o profissional. Do lado de cá a gente respeita muito o Santos e a gente vai fazer de tudo para passar. Contra o Santos é um clássico e não precisa de motivação especial para jogar um jogo decisivo como esse.

 

Capitão e artilheiro do time atleticano na temporada, Diego Tardelli ficou irritado com a provocação do santista Neymar. O jogador disse que a resposta alvinegra será dentro de campo.

– A gente merecia um pouco mais de respeito. A gente resolve isso dentro de campo, jogando nosso futebol e saindo com a classificação. Mas eu me senti subestimado, não foi legal. Isso não é coisa de menino, é coisa de moleque.

Outro que também ficou incomodado com os santistas foi o técnico Wanderley Luxemburgo. O treinador, que comandou o Peixe no ano passado, não gostou das provocações e afirmou que isso estimula a violência.

– Qualquer tipo de provocação que antecede o jogo só serve para estimular a violência. Se fosse o Luxemburgo que tivesse falado, iam mandar para o Ministério Público porque está incitando a violência. Como é o Robinho, os meninos da Vila, podem fazer tudo porque são meninos.

Como nos últimos jogos decisivos do Atlético, Luxemburgo só revelou a equipe minutos antes das partidas. Para o tão esperado duelo contra o Santos, o treinador mantém o mistério. Como o Galo tem a vantagem de um empate para se classificar às semifinais, Luxemburgo pode mudar o esquema para o 3-5-2 com o objetivo de reforçar a marcação. Sendo assim, o zagueiro Cáceres entraria no lugar do meia Ricardinho. Jogando nesse esquema o meio-campo alvinegro teria dois volantes, Zé Luis e Correa, e um meia, Fabiano.

Caso o treinador opte por manter a formação 4-4-2, o time deve ser praticamente o mesmo do último jogo, com apenas uma mudança: o experiente Junior no lugar de Leandro na lateral esquerda. Ciente das dificuldades que o Atlético vai encontrar na Vila Belmiro, o volante Zé Luis elogiou a equipe santista, mas enalteceu também o time atleticano que, para ele, tem totais condições de avançar na Copa do Brasil.

– Vejo o Santos como um time forte, bom time, com jogadores de qualidade. O Atlético tem um bom time também, é um time de qualidade, tem jogadores que decidem. Então a gente tem que se preparar bem para este jogo e saber que a gente tem condições de passar, até porque a gente tem uma vantagem, que é mínima, mas considerável.

FICHA TÉCNICA
SANTOS X ATLÉTICO-MG

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 5 de maio de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Jaílson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Adson Márcio Lopes Leal e Belmiro da Silva (ambos da BA)

SANTOS: Felipe; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Arouca, Wesley, Marquinhos e Paulo Henrique; Neymar e Robinho
Técnico: Dorival Júnior

ATLÉTICO-MG: Aranha; Werley, Jairo Campos e Cáceres (Ricardinho); Carlos Alberto, Zé Luis, Correa, Fabiano e Junior; Muriqui e Diego Tardelli
Técnico: Wanderley Luxemburgo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas

PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO TÍTULO ELEITORAL E ATÉ DIA 08 DE MAIO.

Veja a reportagem completa em vídeo, entrevista com o coordenador do cartório eleitoral em Colíder. https://www.youtube.com/watch?v=4dAKqynzOuo

SECRETARIA DE SAUDE INVESTE EM PREVENÇÃO: CARRETA DO HOSPITAL DO CÂNCER REALIZA CENTENAS DE ATENDIMENTOS EM COLÍDER.

Mais de 400 pessoas foram atendidas nesta quarta-feira (24), pela unidade móvel (Carreta) do Hospital do Câncer de...