SAMU Funcionários fazem novas denúncias de irregularidades

Data:

Compartilhar:

GD


Novas denúncias apontam outras irregularidades no sistema do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Cuiabá. Os relatos apontam para a insuficiência de equipamentos básicos em unidades móveis. Segundo um funcionário, que não quer ser identificado, o veículo que atende o Hospital Adauto Botelho e mais 11 bairros do entorno está sem oxigênio, pás de desfibrilador e  o reanimador manual, sendo praticamente impossível realizar atendimentos de urgência.

De acordo com o servidor, os instrumentos teriam sido retirados para a composição da ambulância que atende a Arena Pantanal. Ressalta que isso prejudica uma grande parcela da população, uma vez que além dos 11 bairros e da unidade de saúde, a unidade atende também a região da Rodovia BR-364 até a Serra de São Vicente.

Na última semana, o Gazeta Digital reproduziu uma série de denúncias formuladas por servidores, que apontaram 19 problemas graves no Samu, entre eles a falta de manutenção de ambulâncias. Muitas unidades de atendimento, segundo um grupo de funcionários, rodam pela cidade sem condições mínimas, pois apresentam problemas no freio, com vazamento de óleo e pneus ‘carecas’.

Há a denúncia também que funcionários durante os plantões não têm recebido alimentação, ficando durante todo o expediente sem contar com o benefício. Outro problema estrutural é a falta de material básico de higiene e limpeza. “Quem se incomodar, tem que trazer de casa, que é o que ocorre em muitos casos”.

Outro lado – Por meio da assessoria, a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) afirma que todas as denúncias, inclusive as feitas anteriormente, já estão sendo investigadas. Assim que tomou conhecimento das reclamações, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Lafetá, entrou em contato com o setor de Recursos Humanos para que um relatório seja feito e entregue dentro 10 dias à secretaria.

O Estado nega que haja problemas com as ambulâncias, pois existe uma oficina que atende os carros do serviço regularmente. A SES explicou que todas as medidas necessárias estão sendo feitas para que o Samu funcione bem e a população tenha um atendimento digno. Para tanto dentro de 10 dias será inaugurado a nova sede de central única de regulação do Samu e a atual sede será transformada em uma base avançada. Além disso, uma Comissão de Saúde foi criada para realizar a checagem nas supostas irregularidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Notícias relacionadas