Saiba quais são os pontos críticos do corpo de um jogador de futebol

Data:

Compartilhar:

A primeira semana de uma Copa do Mundo é o momento mais aguardado por bilhões de torcedores espalhados pelo mundo. No entanto, para alguns atletas, esse período é de angústia, já que eles podem ficar de fora dos jogos de suas seleções em razão de estarem contundidos.

 

Essa é a situação vivida por Arjen Robben, da Holanda, que ficou de fora do jogo contra a Dinamarca por estar lesionado. Além dele, os jogadores Andrés Iniesta, da Espanha, e Drogba, da Costa do Marfim, vivem a expectativa de representar seus países, mas ainda são dúvida.

De acordo com Moisés Cohen, do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e diretor do Instituto Cohen, as principais contusões são as provocadas pelo excesso de atividades físicas.

– Ao contrário do que muitos imaginam, grande parte das lesões ocorre sem trauma, por mecanismo indireto. Lesões musculares são as mais frequentes, como estiramentos ou ruptura muscular.

Segundo Paulo Zogaib, fisiologista do esporte pela Unifesp, essas fraturas ocorrem porque os atletas são exigidos demais, mas não têm um tempo adequado de recuperação. Já Rogério Teixeira, do Comitê de Traumatologia Esportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), afirma que lesões no fim e no começo de temporada são muito comuns.

– A temporada europeia [que terminou no final do mês de maio] é muito forte. O ideal seria um tempo de recuperação de seis semanas antes de a Copa começar.

Teixeira conta que, na Copa de 2006, um terço dos jogadores tomaram analgésicos pelo menos uma vez antes de alguma partida do Mundial.

Pontapés e paulistinhas

Além das lesões provocadas pelo exagero de atividades, existem ainda as lesões chamadas de acidentais.

Essas contusões são causadas por contato fisco, como pontapés, caneladas e outros tipos de faltas, mas também há casos de lesões sofridas sem que haja choque entre os jogadores. Buracos no campo ou mesmo movimentos incorretos causam esses tipos de acidentes.

Para Zogaib, essas contusões geram torções, traumas e até fraturas.

– Esse tipo de lesão não tem a ver com a fadiga ou sobrecarga da musculatura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

EPISÓDIO 1

Notícias relacionadas