O Palmeiras está 94% na Série B de 2013. A afirmação é do matemático Tristão Garcia, criador do site infobola, que calcula chances de título, rebaixamento e classificação para a Libertadores dos times que disputam o Campeonato Brasileiro.
Em entrevista por telefone para o R7, o gaúcho evitou afirmar que o Verdão "já caiu", mas deixou claro que escapar da degola é uma missão praticamente impossível não apenas para o Palmeiras, mas também para os outros três integrantes da zona de degola.
— A zona de rebaixamento está bem desenhada, pois todos os times estão bem adiantados. O Palmeiras tem 94% de chance de cair, assim como o Sport. O Figueirense está com 97% e o Atlético-GO, com 99%. Já vi times escaparem com 94%, mas é bem complicado. Destas quatro equipes, três caem com certeza.
Fotos: o que rolou na 30ª rodada
Ídolos cornetam o caos palmeirense
Tristão citou dois exemplos nos quais o Palmeiras pode se mirar para tentar evitar o vexame pelo qual passou há dez anos.
— Em 2009 o Fluminense estava com os mesmos 26 pontos do Palmeiras após a 30ª rodada, teve uma reação incrível e escapou. O Grêmio também tinha 94% de chance de cair em 2003, mas escapou.
Na visão de Tristão Garcia, o próximo compromisso palmeirense no Brasileirão, quarta-feira (17), diante do Bahia, em Salvador, será determinante para que o martelo seja batido.
— O jogo contra o Bahia deve decidir a vida do Palmeiras, pois é o adversário que está mais próximo na tabela. Ainda dá para escapar, mas a situação parece bem desenhada.
Título e G4
A rodada também manteve o Fluminense muito perto do título. A virada sobre a Ponte Preta, no Rio, aliada à vitória (também de virada) do Atlético-MG diante do Sport, manteve em nove pontos a distância em relaçãoao seu principal perseguidor.
O Grêmio, que levou o gol de empate do Botafogo nos acréscimos da partida, perdeu a segunda posição para o Galo e está agora 11 pontos atrás do Fluminense.
Na luta pela Libertadores, uma reviravolta. O São Paulo, que passou fácil pelo Figueirense no Morumbi, chegou aos 52 pontos e roubou o lugar do Vasco, derrotado pelo Santos na Vila Belmiro, no G4 da competição.
O Internacional, com 45 pontos, ainda acalenta o sonho de brigar por um lugar no torneio continental do ano que vem, mas está bem longe dos principais rivais e vê a missão quase como impossível após a derrota por 3 a 1 para o lanterna Atlético-GO, no sábado (13).